Diário de São Paulo
Siga-nos

Título em Portugal coroa volta às quadras de Bia Haddad após 14 meses

Após 14 meses sem competir, devido a uma punição por doping e à pandemia do novo coronavírus (covid-19), Bia Haddad Maia retornou ao circuito mundial de tênis

Título em Portugal coroa volta às quadras de Bia Haddad após 14 meses
Título em Portugal coroa volta às quadras de Bia Haddad após 14 meses

Redação Publicado em 06/09/2020, às 00h00 - Atualizado às 13h12


Após triunfo, brasileira deve subir 700 posições no ranking mundial

Após 14 meses sem competir, devido a uma punição por doping e à pandemia do novo coronavírus (covid-19), Bia Haddad Maia retornou ao circuito mundial de tênis feminino com título. Neste domingo (6), a brasileira superou a britânica Jodie Anna Burrage por 2 sets a 0, parciais de 6/1 e 6/4, e conquistou o W25 de Montemor-O-Novo, em Portugal.Título em Portugal coroa volta às quadras de Bia Haddad após 14 mesesTítulo em Portugal coroa volta às quadras de Bia Haddad após 14 meses

A vitória sobre Burrage  garante mais 50 pontos à Bia no ranking da Associação de Tênis Feminino (WTA, sigla em inglês). A adversária era cabeça de chave número um, que ocupa atualmente a  posição 289ª no mundo. Com o triunfo de hoje (6), a brasileira deve subir cerca de 700 posições na próxima atualização e aparecer próxima do 600º lugar. Pelo longo tempo de inatividade, a paulista iniciou o torneio na 1.342ª colocação.

Bia foi campeã com autoridade em Portugal. Nos cinco jogos que realizou, perdeu somente um set, para a espanhola Marina Ribera, nas quartas de final. Na decisão contra Burrage, a brasileira destacou-se pela eficiência, com mais de 70% de aproveitamento no primeiro saque – a rival britânica não chegou a 60% de acerto.

Aos 24 anos, a brasileira busca a reabilitação no ranking mundial, após ter alcançado a 58ª posição da WTA em 2017. No ano passado, a tenista obteve uma vitória histórica sobre a norte-americana Sloane Stephens, que à época era número quatro do mundo, em Acapulco (México). Foi o primeiro triunfo de uma brasileira sobre uma top-4 desde 1969.

Em julho de 2019, Bia testou positivo para dois anabolizantes sintéticos proibidos, o que a afastou do circuito provisoriamente. Ela comprovou à Federação Internacional de Tênis (ITF, sigla em inglês), a contaminação cruzada de um suplemento alimentar, consumido sob prescrição médica, mostrando que não teve intenção de obter vantagem esportiva.

Em fevereiro deste ano, a ITF oficializou a suspensão por 10 meses, contados a partir do afastamento inicial. Ela foi liberada para voltar a competir em 22 de maio, mas, devido à pandemia, o retorno foi postergado até o torneio em Portugal. Bia está no país europeu participando da Missão Europa, organizada pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB).

.

.

.

AGENCIA BRASIL

Compartilhe  

últimas notícias