Diário de São Paulo
Siga-nos

Tite evita conselhos diretos durante janela, mas orienta escolhas “de alto nível”

A janela de transferências do verão europeu costuma oferecer inúmeras oportunidades de negociação e modificar bastante o cenário do futebol no Velho

Tite evita conselhos diretos durante janela, mas orienta escolhas “de alto nível”
Tite evita conselhos diretos durante janela, mas orienta escolhas “de alto nível”

Redação Publicado em 03/07/2017, às 00h00 - Atualizado às 13h24


Comandante diz que não se dá direito de opinar sobre possíveis destinos de atletas da Seleção e alerta para que busquem clubes em que tenham espaço: “Senão vai perder ponto”

A janela de transferências do verão europeu costuma oferecer inúmeras oportunidades de negociação e modificar bastante o cenário do futebol no Velho Continente. E quando se trata do mercado que visa à última temporada antes da Copa do Mundo, os jogadores costumam pesar um fator em destaque: a briga por uma vaga no Mundial. Na seleção brasileira, atletas como o goleiro Diego Alves e o lateral Alex Sandro se veem envolvidos em especulações e chances de mudar de clube. Tite observa à distância e evita dar conselhos.

+ Palavras cruzadas: Deciframos a mente de Tite a um ano da Copa 2018

O comandante do Brasil afirmou que nenhum dos jogadores que estão prestes a definir seu futuro entraram em contato direto para pedir orientação sobre possíveis destinos. E Tite acredita que assim é melhor, pois não se sente no direito de opinar e acabar direcionando as escolhas dos jogadores.

– Eles entendem também que eu não teria um canal aberto. E se coloque no meu lugar: eu não posso daqui a pouco colocar um comentário a respeito de onde possa ser melhor para alguém ou não. Eu estaria beneficiando uma equipe em detrimento de outra. Posso até ter, e tenho, opiniões a respeito, mas não me dou o direito de manifestar. Só fico torcendo que eles enquanto atletas façam a escolha perfeita em dois aspectos fundamentais: primeiro profissionalmente, em suas condições ideais em alto nível. Equipes de alto nível e comissões técnicas de alto nível. Esse é o conselho que eu dou de uma forma geral. E, paralelamente à isso, nem à frente nem atrás, a família tem que estar bem. Porque se não estiver bem em termos familiares, não vai ter desempenho profissional a contento – afirmou Tite.

+ Projeto 2018: Diego Alves admite chance de deixar o Valencia e sonha com a Rússia

Tite aconselha jogadores durante a janela:

Tite aconselha jogadores durante a janela: “Equipes de alto nível e comissões técnicas de alto nível” (Foto: Pedro Martins / MoWA Press)

O treinador, porém, deixou um alerta sobre a possibilidade de que os jogadores percam espaço na próxima temporada, que acabará sendo decisiva para a convocação final para a Copa do Mundo. Tite fez questão de dizer que, apesar de valorizar o passado de seus atletas na seleção brasileira e o potencial futuro, não pode deixar de lado o cenário mais atual.

– Pesa. E vou dizer o que pesa, a grosso modo: pesa o passado, o presente e a perspectiva futura. Sendo que o mais pesado para eles é o presente, é este momento. A verdade do desempenho do momento. Não dá para abrir mão de ver o passado construído, o lastro do atleta, e ter a perspectiva futura. Se estiver jogando, claro que vai estar mais fácil, claro que vai estar em evidência – comentou o treinador.

+ Janelas escancaradas: clubes das top-5 ligas já investiram € 1,22 bilhão em reforços

A seleção brasileira voltará a se reunir no fim de agosto, quando a equipe enfrenta Equador e Colômbia (já em setembro) pelas eliminatórias para a Copa do Mundo. O torneio servirá apenas de preparação para a equipe, uma vez que o Brasil garantiu sua vaga no Mundial da Rússia com quatro rodadas de antecedência.

Compartilhe  

últimas notícias