Diário de São Paulo
Siga-nos

Tite conta bastidores do título mundial do Corinthians e pedido de caneta em Ivanovic

O técnico Tite relembrou detalhes e contou bastidores da conquista do título do Mundial de Clubes de 2012 pelo Corinthians, durante participação no programa

titanic
titanic

Redação Publicado em 15/12/2020, às 00h00 - Atualizado às 21h27


Técnico relembra momentos de conquista, que completa oito anos nesta quarta-feira

O técnico Tite relembrou detalhes e contou bastidores da conquista do título do Mundial de Clubes de 2012 pelo Corinthians, durante participação no programa “Seleção SporTV” desta terça-feira.

A vitória por 1 a 0 sobre o Chelsea completa oito anos nesta quarta-feira, dia 16 de dezembro.

– Na derrota para o Tolima (na Copa Libertadores) eu me via fora do Corinthians. E apostar em uma ideia de futebol e num trabalho de continuidade com toda a direção do Corinthians, com o Andrés e com todo o estafe que o clube tinha, me proporcionou um desenvolvimento de trabalho pra desenvolver competências e conquistar um título extraordinário – comentou Tite, antes de contar alguns bastidores:

– Me lembro de uma palestra dois dias antes do confronto contra o Chelsea. O Fábio Santos e o Alessandro colocaram pra mim dois momentos que foram emblemáticos: “Eu lutei a minha vida toda pra chegar nesse momento e ninguém vai dizer pra mim se pode ou se não pode. Nós queremos e vamos fazer o nosso melhor lá dentro. Eles vão ter que fazer mais que a gente.” E conversando com o Alessandro esses tempos ele me colocou que o intervalo, pra ele, foi extraordinário. No intervalo, eu fiz um ajuste tático de que o Guerreiro e o Sheik tinham que tirar a saída do Lampard e poderiam deixar um pouco o Ramires sair, que tinham que tirar o David Luiz e que poderiam eixar o Cahill sair, mas que David Luiz e Lampard não poderiam fazer a iniciação da jogada. E o Alessandro falou que não foi isso, mas sim a forma e a entonação da voz com que eu falei que o Corinthians poderia ser campeão no intervalo – declarou.

O treinador da seleção brasileira masculina de futebol também relembrou um episódio curioso. Na preleção do jogo, ele pediu para que algum de seus atletas desse uma caneta no lateral-direito Ivanovic. Isso acabou acontecendo no segundo tempo, com Danilo aplicando o drible.

– Existem alguns gatilhos que a gente usa pra encorajar o atleta. Na palestra, eu perguntei qual era o melhor marcador do Chelsea, e me responderam que era o Ivanovic. E eu falei: o primeiro que for enfrentar eu quero uma caneta. Aí o Danilo dá a caneta. No outro dia estamos viajando, o Danilo tá do lado e eu digo: “Danilo, eu falei que era pra dar caneta, mas não perto da nossa área!”. Aí ele me olhou, deu uma risadinha e falou: “Ah, ele abriu a perna e eu dei a caneta ali mesmo, azar”.

Ao longo de três passagens, Tite comandou o Corinthians em 378 jogos, conquistando a Libertadores e o Mundial, em 2012, dois Brasileiros (2011 e 2015), além do Paulistão e da Recopa Sul-Americana em 2013.

.

.

.

GE – Globo Esporte

Compartilhe  

últimas notícias