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Silverstone terá restrições aos limites de pista em duas curvas

Limites de pista. A expressão mais ouvida até agora nesta temporada da Fórmula 1. Tivemos polêmicas neste quesito no GP do Barein - lembram da famosa curva 4

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Redação Publicado em 16/07/2021, às 00h00 - Atualizado às 09h02


Grande polêmica da Fórmula 1 nesta temporada 2021 promete ter mais um capítulo no GP da Inglaterra. Pilotos precisarão prestar atenção em todos os treinos, na classificação e na corrida

Limites de pista. A expressão mais ouvida até agora nesta temporada da Fórmula 1. Tivemos polêmicas neste quesito no GP do Barein – lembram da famosa curva 4 do circuito de Sakhir, no GP da Emilia-Romagna, com várias voltas deletadas apesar da presença da grama e da caixa de brita em vários trechos do circuito de Imola, em Portimão, com direito à melhor volta de Max Verstappen anulada por este motivo e também no GP de Espanha, no Circuit de Barcelona-Catalunya. Até mesmo em Mônaco tivemos limitações. Em Baku, sede do GP do Azerbajião, a preocupação foi outra. O GP da França repetiu a novela, assim como os GPs da Estíria e da Áustria. No GP da Inglaterra, neste fim de semana em Silverstone, não será diferente.

Talvez o mais tradicional autódromo da história da Fórmula 1, palco da primeira corrida da categoria em 1950. O Circuito de Silverstone já passou por várias remodelações desde sua inauguração, em 1948, em uma antiga base aérea britânica da Segunda Guerra Mundial. A pista atual começou a ser usada em 2010, com 5.891 metros. No ano seguinte, em 2011, a reta dos boxes mudou para o miolo do circuito com a inauguração do moderno prédio do complexo de boxes chamado The Wing. Para 2021, a grande novidade é a reta dos boxes, que passou a ser chamada de Reta Hamilton, em homenagem ao heptacampeão mundial da Fórmula 1 e grande orgulho da Grã-Bretanha.

Bem, Michael Masi, diretor de provas da Federação Internacional de Automobilismo (FIA), mantém a preocupação com dois trechos do circuito, ambos no último setor da pista. E fez os devidos esclarecimentos na primeira versão das já famosas Race Notes, publicada na quinta-feira, às 11h34 locais (7h34 de Brasília), com atualização na segunda, às 18h29 (14h29 de Brasília). Os limites de pista serão monitorados na saída das curvas Copse (9) e Stowe (15). E importante: as regras valem para os treinos livres, a classificação e a corrida.

– Curva Copse (9)

Max Verstappen contorna a curva Copse durante o GP da Inglaterra de 2019 — Foto: Charles Coates/Getty Images

Max Verstappen contorna a curva Copse durante o GP da Inglaterra de 2019 — Foto: Charles Coates/Getty Images

Era a antiga primeira curva do Circuito de Silverstone, logo depois da velha reta dos boxes. É um trecho muito importante para os pilotos conseguirem uma volta rápida, pois antecede a sequência de curvas da Maggots, da Becketts e da Chapel. A volta do piloto será deletada se ele passar com as quatro rodas além da zebra pintada de preto e branco no lado externo da pista.

– Curva Stowe (15)

Lewis Hamilton contorna a Curva Stowe durante o GP da Inglaterra de 2019 — Foto: David Davies/PA Images via Getty Images

Lewis Hamilton contorna a Curva Stowe durante o GP da Inglaterra de 2019 — Foto: David Davies/PA Images via Getty Images

A curva mais rápida do Circuito de Silverstone, palco de ultrapassagens históricas, localizada logo após a Reta do Hangar. Outro trecho importante para a volta, já que antecede a sequência de curvas lentas antes da nova reta dos boxes, a Reta Hamilton. A volta do piloto será deletada se ele passar com as quatro rodas além da zebra pintada de preto e branco no lado externo da pista.

– Como funciona o controle dos limites?

Em todas as vezes que um carro passar dos limites da pista nestes três trechos, as equipes serão avisadas pelo sistema oficial de mensagens da cronometragem. Nos treinos, os tempos de volta serão automaticamente anulados. Na corrida e na Classificação Sprint, os pilotos poderão ultrapassar os limites de pista apenas duas vezes (na soma dos dois trechos).Na terceira, ele receberá a bandeira preta e branca de advertência. A partir da quarta, o caso será avaliado pelos comissários e uma punição poderá ser aplicada.

Em todos os casos descritos no parágrafo anterior, o piloto só poderá retornar à pista com segurança e sem ganhar uma vantagem duradoura. Importante: em uma disputa de posição em que o piloto seja forçado para fora da pista, os comissários vão julgar cada situação individualmente, como já ocorre normalmente. E a investigação será informada pelo sistema oficial de mensagens da cronometragem.

Instruções sobre os limites de pista para o GP da Inglaterra, no Circuito de Silverstone — Foto: FIA

Instruções sobre os limites de pista para o GP da Inglaterra, no Circuito de Silverstone — Foto: FIA

Vamos relembrar a escala de punições aqui: depois da bandeira preta e branca de advertência, o piloto fica pode receber o penalty, que pode ir de cinco segundos de acréscimo de tempo até mesmo a um stop and go de dez segundos, dependendo de quantas vezes o piloto cometeu a infração. Em caso de reincidência, a pena vai aumentando, podendo chegar até a uma desclassificação, a mais pesada de todas.

Em tempo: os comissários do GP da Inglaterra são o singapuriano Nish Shetty, o americano Dennis Dean, o belga Loic Bacquelaine, o inglês Eric Cowcill (comissário local) e o ex-piloto italiano Emanuele Pirro, de 59 anos, que correu pela Benetton e pela Scuderia Itala (1991 a 1993) com 37 GPs disputados e três pontos marcados. Foi penta das 24 Horas de Le Mans (2000, 2001, 2002, 2006 e 2007).

Perfil Rafael Lopes — Foto: Editoria de Arte/GloboEsporte.com

Perfil Rafael Lopes — Foto: Editoria de Arte/GloboEsporte.com

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Fontes: Ge – Globo Esporte.

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