Diário de São Paulo
Siga-nos

Termina na sexta o prazo para o usuário do Bilhete Único vincular documento ao cartão em SP; bilhetes anônimos serão cancelados em setembro

Os usuários dos Bilhetes Únicos anônimos têm até sexta-feira (16) para se cadastrar no site da São Paulo Transportes (SPTrans) para conseguirem fazer recargas

Termina na sexta o prazo para o usuário do Bilhete Único vincular documento ao cartão em SP; bilhetes anônimos serão cancelados em setembro
Termina na sexta o prazo para o usuário do Bilhete Único vincular documento ao cartão em SP; bilhetes anônimos serão cancelados em setembro

Redação Publicado em 14/07/2021, às 00h00 - Atualizado às 08h17


Os usuários dos Bilhetes Únicos anônimos têm até sexta-feira (16) para se cadastrar no site da São Paulo Transportes (SPTrans) para conseguirem fazer recargas nesses cartões após essa data. Os Bilhetes anônimos são aqueles que não possuem identificação do usuário como nome ou número de documento.

Os usuários com cartões que tenham número de identificação iniciado por 59, 71 ou 110 deverão fazer um cadastro na SPTrans, em qualquer guichê de atendimento ou pelo site da empresa, associando seu CPF ao bilhete sem identificação.

Caso o procedimento não seja realizado até 16 de julho, o usuário não conseguirá mais recarregar bilhetes desse tipo, mas poderá utilizá-los enquanto tiverem crédito.

A cidade de São Paulo deixará de aceitar 2,6 milhões de Bilhetes Únicos sem identificação no transporte público, a partir de 1º de setembro. Segundo a SPTrans, empresa responsável pelo transporte coletivo na capital, o objetivo da medida é evitar fraudes e combater a venda ilegal de passagens, na qual são usados bilhetes anônimos.

Se tiver se cadastrado, a pessoa conseguirá efetuar recargas em seus cartões anônimos até 1º de setembro, quando a operação será suspensa para todos e os créditos serão transferidos para os cartões identificados.

De acordo com Isabela Muniz, superintendente de atendimento e comercialização da SPTrans, os usuários não correm risco de perder o crédito disponível nos bilhetes que serão invalidados.

“Quando ele retirar esse novo cartão, a transferência do saldo do bilhete sem cadastro para o bilhete novo vai ser feita automaticamente. Agora, se o usuário já possui um Bilhete Único personalizado, mas também tem um desses três bilhetes [anônimos], depois que ele fizer a associação no site, ele pode solicitar o serviço de transferência de créditos”, afirmou.

No caso das pessoas que associarem o CPF com os cartões anônimos, a transferência do valor existente ocorrerá de forma automática, assim que o novo bilhete for emitido. Quem não realizar o cadastro, poderá solicitar a restituição do crédito quando fizer o cancelamento do passe antigo.

Para emitir um novo Bilhete Único, o usuário precisa fornecer os dados requisitados no site da SPTrans ou em um dos 34 postos físicos da empresa.

.

.

.

G1

Compartilhe  

últimas notícias