Diário de São Paulo
Siga-nos

Tereza Raquel Sartori Mocarzel: Sousplat, prato raso, prato fundo, prato pão – um verdadeiro desfile de pratos!

Sousplat, prato raso, prato fundo, prato pão - um verdadeiro desfile de pratos!

Tereza Raquel Sartori Mocarzel: Sousplat, prato raso, prato fundo, prato pão – um verdadeiro desfile de pratos!
Tereza Raquel Sartori Mocarzel: Sousplat, prato raso, prato fundo, prato pão – um verdadeiro desfile de pratos!

Redação Publicado em 25/09/2020, às 00h00 - Atualizado às 12h43


Sousplat, prato raso, prato fundo, prato pão – um verdadeiro desfile de pratos!

No artigo anterior, mencionei tudo sobre toalhas, jogos americanos e sousplat de uma mesa, conciliando com o tema de seu evento e as cores para que sua decoração ganhe forma. Portanto, definida esta parte, passamos para as louças. O jogo de jantar é a estrela da noite, e você pode escolher entre lisos, com estampas e até mesmo detalhes em alto relevo. Porém, quanto mais trabalhadas elas forem, mais cuidados você deverá ter. Se você está entrando agora neste universo de mesa posta e não sabe bem como fazer a composição, uma boa saída seria escolher a louça em cores lisas ou neutras já que elas combinam com tudo. O branco é uma opção bastante viável caso sejam de cerâmica ou porcelana. Louças com detalhes sutis e bordas decoradas também são interessantes, já que dão um toque especial na composição. Agora, se você quiser ousar, considere mistura de cores entre as louças, sousplat e jogo americano. Fica lindo!

Vale lembrar as vantagens de usar um sousplat, leia-se suplá. O termo sousplat vem da língua francesa, e significa “sob o prato”, então nada mais é do que uma peça que fica embaixo do prato que usamos. Além de decorar e agregar muita sofisticação à mesa, ele não permite que os pratos quentes marquem o móvel.

Tereza Raquel Sartori Mocarzel: Sousplat, prato raso, prato fundo, prato pão - um verdadeiro desfile de pratos!

A quantidade de pratos depende da variedade de comida a ser servida. Geralmente, usamos prato raso para refeição principal, fundo para determinadas comidas que levam mais molhos ou líquidos como sopa e massas. E por último, o pequeno para sobremesa e algumas vezes entradas, afim de otimizar a utilização de todas peças investidas para sua mesa. A ordem dos pratos, de baixo para cima, é sousplat, prato raso e prato fundo ou de entrada (que pode ser reaproveitado, de entrada para sobremesa, após lavar). Lembre-se, prato pequeno só é colocado na mesa posta se servir a entrada, caso contrário, não se coloca o prato de sobremesa junto aos demais. Existem também os pratos de pão, que possuem cerca de 15 cm de diâmetro, menores para acomodar os pães do seu cardápio. Este fica posicionado acima dos pratos ao lado esquerdo.

No próximo artigo, vamos dar seguimento aos itens que compõe a mesa posta.

Tereza Raquel Sartori Mocarzel, é consultora e assessora especializada em decoração e mesa posta para eventos.

Instagram: @terezamocarzel / E-mail: [email protected]

Compartilhe  

Tags

últimas notícias