Diário de São Paulo
Siga-nos

Tempestade de neve mata cinco alpinistas no Monte Elbrus na Rússia

Cinco alpinistas morreram depois de ficarem presos em uma tempestade de neve no Monte Elbrus, na Rússia, a montanha mais alta da Europa, disseram autoridades.

Tempestade de neve mata cinco alpinistas no Monte Elbrus na Rússia
Tempestade de neve mata cinco alpinistas no Monte Elbrus na Rússia

Redação Publicado em 24/09/2021, às 00h00 - Atualizado às 13h10


Local é a montanha mais alta da Europa

Cinco alpinistas morreram depois de ficarem presos em uma tempestade de neve no Monte Elbrus, na Rússia, a montanha mais alta da Europa, disseram autoridades.Tempestade de neve mata cinco alpinistas no Monte Elbrus na RússiaTempestade de neve mata cinco alpinistas no Monte Elbrus na Rússia

Mais 14 integrantes do grupo foram resgatados no pico da Cordilheira do Cáucaso sob ventos intensos, visibilidade baixa e temperatura de 20 graus Celsius negativos, informou o Ministério de Emergências regional.

O grupo de alpinistas russos enviou um pedido de socorro pouco depois das 17h dessa quinta-feira (horário local). Onze dos sobreviventes foram levados ao hospital.

Uma mulher adoeceu e morreu nos braços de um dos guias, Denis Alimov, que ajudou a organizar a escalada, relatou a agência de notícias Tass.

Outro alpinista quebrou a perna quando descia, e a equipe decidiu se dividir em três grupos dependendo de quem poderia ir mais rápido, disse Alimov.

“Enquanto desciam, mais duas pessoas morreram em um dos grupos. Mas a decisão de se dividir foi certa, de outra maneira poderia ter havido mais baixas”, acrescentou.

Guias do grupo sofreram queimaduras de frio e outros ferimentos.

O Monte Elbrus, que tem 5.642 metros de altura e se localiza ao norte da fronteira com a Geórgia, é conhecido por suas mudanças repentinas no clima e nas condições de escalada.

.

.

.

.

.

.

REUTERS

Compartilhe  

últimas notícias