Diário de São Paulo
Siga-nos

Temer diz que convidou Bolsonaro para viagens internacionais antes da posse

O presidente Michel Temer informou nesta quarta-feira (7) ter convidado o presidente eleito Jair Bolsonaro a acompanhá-lo em viagens internacionais que fará

Temer diz que convidou Bolsonaro para viagens internacionais antes da posse
Temer diz que convidou Bolsonaro para viagens internacionais antes da posse

Redação Publicado em 07/11/2018, às 00h00 - Atualizado às 16h36


Presidente fez pronunciamento no Planalto após se reunir com Bolsonaro e também disse ter pedido ao presidente eleito que informe projetos de interesse. Bolsonaro agradeceu.

O presidente Michel Temer informou nesta quarta-feira (7) ter convidado o presidente eleito Jair Bolsonaro a acompanhá-lo em viagens internacionais que fará até o fim deste ano.

A posse de Bolsonaro está marcada para 1º de janeiro, e o presidente eleito não informou se aceitará participar das viagens.

Temer fez um pronunciamento no Palácio do Planalto ao lado de Bolsonaro após eles se reunirem. O encontro marcou o início formal da transição de governo.

“Convidei o presidente Bolsonaro, se ele puder, para fazer viagens comigo para o exterior. Tenho viagens programadas, mencionei até o G20, será agora no fim do mês, não sei se o presidente poderá. Mas disse a ele que, quando ele queira, nós poderemos ir juntos para o exterior”, afirmou Temer.

>>> Saiba mais abaixo o que disse Bolsonaro no pronunciamento

O G20, que reúne as 20 principais economias do mundo, acontecerá em Buenos Aires (Argentina) entre os dias 30 de novembro e 1º de dezembro.

Pela agenda, Temer também irá ao Chile no próximo dia 21 e à Cúpula Ibero-Americana, na Guatemala, entre os dias 15 e 16.

Bolsonaro e Temer falam sobre a transição presidencial

Bolsonaro e Temer falam sobre a transição presidencial

Projetos no Congresso

Ainda no pronunciamento, no qual não respondeu a perguntas, Michel Temer disse ter pedido ao presidente eleito que informe os projetos de interesse do futuro governo no Congresso Nacional.

Desde os últimos dias, Bolsonaro tem defendido que a Câmara aprove ainda neste ano algum item da proposta de reforma da Previdência Social proposta pelo governo Temer.

“Pedi para o presidente eleito que nos mandasse eventuais projetos que estejam em andamento na Câmara e no Senado. O que houver interesse para ser aprovado, envidaremos todos os esforços para que sejam aprovados”, disse o presidente.

Presidente Michel Temer entrega chave simbólica ao presidente eleito, Jair Bolsonaro — Foto: Alan Santos/PR

Presidente Michel Temer entrega chave simbólica ao presidente eleito, Jair Bolsonaro — Foto: Alan Santos/PR

Pronunciamento de Bolsonaro

No pronunciamento no Palácio do Planalto, Bolsonaro disse ter conversado sobre vários assuntos com Temer, “entre eles, obviamente, a governabilidade”.

Na avaliação do presidente eleito, Temer está disposto a colaborar “com o que for possível” durante a transição.

“Manifestei a ele [Temer] que o procurarei mais vezes até o final do ano para que, juntos, possamos fazer uma transição de modo que os projetos de interesse do nosso Brasil continuem fluindo dentro da normalidade”, declarou Bolsonaro.

À imprensa, o presidente eleito agradeceu a Temer pela “gentileza e a cortesia” durante o encontro, acrescentando que poderá procurá-lo novamente em 2019.

“Se preciso for, a partir do ano que vem, voltaremos a pedir agenda, porque tem muita coisa que continuará. O Brasil não pode se furtar do conhecimento daqueles que passaram pela Presidência. Isso será útil a todos nós”, concluiu o presidente eleito.

Compartilhe  

últimas notícias