Diário de São Paulo
Siga-nos

Telescópio que aparece em filme de James Bond desmorona em Porto Rico

Um enorme radiotelescópio do Observatório de Arecibo, em Porto Rico - um dos maiores do planeta  desabou nessa terça-feira (1º) após sofrer danos desde

Telescópio que aparece em filme de James Bond desmorona em Porto Rico
Telescópio que aparece em filme de James Bond desmorona em Porto Rico

Redação Publicado em 02/12/2020, às 00h00 - Atualizado às 10h40


Queda do equipamento encerra 57 anos de descobertas astronômicas

Um enorme radiotelescópio do Observatório de Arecibo, em Porto Rico – um dos maiores do planeta  desabou nessa terça-feira (1º) após sofrer danos desde agosto, segundo autoridades, encerrando 57 anos de descobertas astronômicas.Telescópio que aparece em filme de James Bond desmorona em Porto RicoTelescópio que aparece em filme de James Bond desmorona em Porto Rico

A plataforma de instrumentos de 900 toneladas, que ficava suspensa a 137 metros de altura sobre um disco refletor de 305 metros de diâmetro, caiu na manhã de ontem de acordo com a Fundação Nacional de Ciências dos Estados Unidos (NSF). Ninguém ficou ferido no incidente.

O telescópio – que recebia ondas de rádio do espaço-  era utilizado por cientistas de todo o mundo na busca por possíveis sinais de vida extraterrestre, para estudar planetas distantes e encontrar asteroides potencialmente perigosos. Ele também ficou famoso após cenas importantes no filme GoldenEye, da franquia James Bond, estrelado por Pierce Brosnan.

Dois cabos que suportavam o disco refletor estavam quebrados desde agosto, causando danos e forçando as autoridades a fecharem o observatório enquanto empresas de engenharia mantidas pela Universidade da Flórida Central, que administra a unidade, estudavam maneiras de consertar os estragos.

Em novembro, as análises de engenheiros levaram a NSF e a universidade a concluir que as iniciativas para reparar a estrutura seriam muito perigosas, e que ela teria de ser demolida.

A NSF anunciou que as informações iniciais indicavam que os setores mais altos de todas as três torres de sustentação do telescópio partiram e que, conforme a plataforma de instrumentos desabava, os cabos de suporte também despencavam.

.

.

.

REUTERS

Compartilhe  

últimas notícias