Diário de São Paulo
Siga-nos

Técnicos detectam vírus de ciberataque em 55 máquinas no Ministério Público de Rio Preto

A equipe técnica de informática do Ministério Público de São Paulo já detectou neste sábado (13) 55 computadores do MP de São José do Rio Preto (SP) que foram

Técnicos detectam vírus de ciberataque em 55 máquinas no Ministério Público de Rio Preto
Técnicos detectam vírus de ciberataque em 55 máquinas no Ministério Público de Rio Preto

Redação Publicado em 14/05/2017, às 00h00 - Atualizado às 15h13


A equipe técnica de informática do Ministério Público de São Paulo já detectou neste sábado (13) 55 computadores do MP de São José do Rio Preto (SP) que foram invadidos depois do ciberataque realizado em todo o mundo nesta sexta-feira (12).

De acordo com o Ministério Público de Rio Preto, esses computadores agora devem ir para análise mais completa. Segundo os especialistas, todo o sistema no Estado de São Paulo já foi religado, durante a madrugada só restou mesmo o problema com as máquinas de Rio Preto.

Alguns computadores do MP de Rio Preto ficaram travados por um vírus de hackers que exige pagamento para liberação do sistema e do conteúdo. Em uma orientação estadual, tudo foi desligado e os serviços foram interrompidos.

Ainda não se sabe se o ataque prejudicou os conteúdos dos servidores. Em Rio Preto, a falta do sistema prejudicou o atendimento ao público e também o andamento de processos. O Judiciário estadual admitiu que computadores da instituição foram infectados, o que motivou “o desligamento de todas as máquinas” do órgão em todo o estado. Segundo comunicado, a medida ocorreu “por cautela”.

A Prodesp, companhia de Processamento de Dados do Estado de São Paulo, disse que está monitorando a situação e que, tirando o Ministério Público e o Tribunal de Justiça, todos os demais serviços funcionaram e estão funcionando normalmente. (confira a nota abaixo).

Leia nota da Companhia de Processamento de Dados do Estado de São Paulo (Prodesp) sobre ataque cibernético

“A respeito do ataque cibernético que está sendo divulgado pela imprensa, nesta sexta-feira, dia 12 de maio, informamos que estamos monitorando a situação no que se refere ao ambiente de processamento dos sistemas do Governo do Estado de São Paulo sob nossa responsabilidade.

Alguns órgãos, como o Tribunal de Justiça e o Ministério Público, desligaram preventivamente seus servidores e estações de trabalho. Os demais serviços do Governo do Estado de São Paulo que utilizam sistemas processados pela Prodesp, como o Poupatempo, estão funcionando normalmente.

A Prodesp orienta os órgãos do Estado a ficar atentos a eventuais ataques e que sigam as recomendações de fornecedores de software e de empresas de segurança da informação para correção das possíveis vulnerabilidades que estão propiciando o ataque, mediante, por exemplo, a atualização de antivírus nas estações de trabalho.”

Compartilhe  

últimas notícias