Diário de São Paulo
Siga-nos

Técnico de australiana pira na piscina após ouro contra Ledecky

Ariarne Titmus, jovem australiana de 20 anos, conseguiu no segundo dia de finais da natação o que parecia impossível. Vencer a lendária Katie Ledecky em uma

AUSTRALIA
AUSTRALIA

Redação Publicado em 26/07/2021, às 00h00 - Atualizado às 09h06


Ariarne Titmus, jovem australiana de 20 anos, conseguiu no segundo dia de finais da natação o que parecia impossível. Vencer a lendária Katie Ledecky em uma prova olímpica individual. Na final dos 400m livre, as duas protagonizaram uma disputa espetacular, e a novata triunfou.

A conquista do ouro levou companheiros de equipe e pessoas próximas a Ariarne à loucura. Literalmente. Uma das reações mais divertidas veio de seu treinador, Dean Roxall, flagrado pelas câmeras da transmissão alucinado no Centro Aquático de Tóquio.

Foi uma catarse, mas não era inesperado. Apesar de Ledecky estar invicta em provas individuais desde que venceu os 800m livre em Londres 2012, Ariarne já a havia vencido no Campeonato Mundial de Gwangju, na Coreia do Sul, em 2019.

– Eu vi os pequenos trechos da reação dele. É assim que Dean é. Ele é muito apaixonado pelo que faz e fica muito animado. Ele sacrificou muito de sua vida familiar com seus filhos e sua esposa por seu trabalho. Ele se dedica 100% e eu não estaria aqui sem ele – disse a campeã olímpica.

Ariarne Titmus abraça seu treinador, Dean Boxall, após ouro nos 400m livre — Foto: Davis Ramos/Getty Images

Ariarne Titmus abraça seu treinador, Dean Boxall, após ouro nos 400m livre — Foto: Davis Ramos/Getty Images

Titmus e Ledecky ainda terão outros capítulos dessa rivalidade em Tóquio. As duas vão duelar nos 200m livre e 800m livre. Até agora, na briga particular entre as gigantes, Austrália 1 x 0 Estados Unidos.

– Eu estava empolgada porque para vencer a prova eu precisava vencer uma grande campeã, e isso torna tudo mais especial. Katie tem feito coisas incríveis pela natação, principalmente as provas de média e longa distância – comentou.

A Ledecky, que com o segundo lugar passou a somar sete medalhas olímpicas (cinco de ouro e duas pratas), restou se dobrar à australiana.

– Eu acho que nós duas nos ajudamos. É ótimo para essa prova ter excelência na disputa. Nós duas só competimos algumas vezes, acho que provavelmente em média uma vez por ano nos últimos cinco anos. Cada prova é sempre difícil e isso é algo que motiva – afirmou.

Apesar do sorriso e do jeito meigo, o apelido de Ariarne Titmus é “A Exterminadora”, numa brincadeira com o diminutivo de seu nome. “Arnie” remete a Arnold Schwarzenegger, protagonista do blockbuster dos anos 1980 e 1990. No primeiro round contra Ledecky, ela provou o porquê.

Ariarne Titmus com o ouro dos 400m livre — Foto: Clive Rose/Getty Images

Ariarne Titmus com o ouro dos 400m livre — Foto: Clive Rose/Getty Images

.

.

.

Fontes: Ge – Globo Esporte.

Compartilhe  

últimas notícias