Diário de São Paulo
Siga-nos

TCM determina que Prefeitura de SP faça novo edital de concessão do Pacaembu

Por Janaína Lepri, Bom Dia SP, São Paulo

TCM determina que Prefeitura de SP faça novo edital de concessão do Pacaembu
TCM determina que Prefeitura de SP faça novo edital de concessão do Pacaembu

Redação Publicado em 07/09/2018, às 00h00 - Atualizado às 14h13


Por Janaína Lepri, Bom Dia SP, São Paulo

O TCM (Tribunal de Contas do Município) fez novas exigências para liberar a concessão do estádio do Pacaembu à iniciativa privada e determinou que a prefeitura de São Paulo faça um novo edital. A decisão foi tomada em plenário nesta quarta-feira (5).

Na prática, com a decisão do TCM, o processo de concessão do Pacaembu volta à estaca zero. Os envelopes que tinham sido entregues pelas empresas interessadas na compra terão que ser anulados e o edital alterado e publicado de novo.

O TCM entendeu que o estádio não pode ser concedido à iniciativa privada enquanto a prefeitura não resolver a questão da posse com o governo do estado. O Pacaembu foi construído pelo município, mas o terreno foi doado para o estado e a transferência de posse nunca foi formalizada.

O TCM também quer aumentar o prazo para que as empresas interessadas apresentem propostas.

Empresa vencedora não poderá terceirizar

Outro ponto polêmico também será revisto. O edital permitia que a empresa vencedora da concessão contratasse outra empresa terceirizada. Os conselheiros do TCM entenderam que isso dá margem para que uma empresa que nem participou da concorrência administre o Pacaembu e pediu a mudança no edital.

O representante da associação de moradores Viva Pacaembu Rodrigo Mauro acha que tem mais a ser revisto, como a permissão para a realização de obras que podem descaracterizar o estádio tombado pelo patrimônio histórico. A organização também quer que a ação judicial que impede a realização de shows seja colocada no edital.

“Essa é uma ação transitada e julgada e no edital de concessão, não há qualquer menção a essa sentença judicial, então, qualquer evento que seja desportivo ou não, no complexo do Pacaembu, não pode causar transtorno à saúde, sossego e segurança dos moradores de Higienópiolis, Perdizes, moradores do entorno do estádio.”

Compartilhe  

últimas notícias