Diário de São Paulo
Siga-nos

TCE encontra problemas em ônibus do transporte escolar na região

O Tribunal de Contas do Estado (TCE-SP) encontrou uma série de problemas com os ônibus usados no transporte escolar de 156 prefeituras do estado de São Paulo.

TCE encontra problemas em ônibus do transporte escolar na região
TCE encontra problemas em ônibus do transporte escolar na região

Redação Publicado em 08/12/2016, às 00h00 - Atualizado às 19h38


Falta de conservação de veículos coloca em risco a vida de crianças.
Alunos de Clementina, Altair, Cardoso e Guapiaçu pegam esses ônibus.

O Tribunal de Contas do Estado (TCE-SP) encontrou uma série de problemas com os ônibus usados no transporte escolar de 156 prefeituras do estado de São Paulo. Na região noroeste paulista, o caminho para chegar até a escola é bem mais difícil do que deveria ser para os alunos das escolas públicas de Clementina (SP), Altair (SP), Cardoso (SP) e Guapiaçu (SP). A falta de conservação dos veículos coloca em risco a vida de crianças e adolescentes.

Logo na entrada do ônibus, uma solda improvisada segura a estrutura da primeira poltrona, que pode quebrar a qualquer momento. Os estofados estão rasgados, alguns nem têm mais a almofada e falta o vidro de uma das janelas. O ônibus que faz a linha rural leva adolescentes e crianças de até 3 anos e em cada turno transporta pelo menos 45 estudantes.
Assentos dos ônibus de Guapiaçu estão danificados (Foto: Reprodução/TV TEM)

Assentos dos ônibus de Guapiaçu estão danificados (Foto: Reprodução/TV TEM)

Depois de registrar os flagrantes, a equipe foi até a escola municipal de ensino fundamental Waldomiro Gallo, a maior de Guapiaçu e os próprios estudantes denunciaram as péssimas condições dos veículos. A estudante Camylla Marques, de 13 anos, diz que a maioria das vezes os alunos precisam ficar em pé porque o ônibus enche. “Os bancos estão quebrados, a maioria dos vidros está travado, quando está calor não dá para abrir e quando está frio não dá para fechar.”

Crianças e adolescentes embarcam nos ônibus em Guapiaçu (Foto: Reprodução/TV TEM)

Crianças e adolescentes embarcam nos ônibus em Guapiaçu (Foto: Reprodução/TV TEM)

A estudante Vitória Falqui ressalta que não tem cinto de segurança. “Os bancos estão caindo, não tem cinto de segurança, mas não tem jeito, se não tiver ôpnibus a gente não vem. Então, temos de enfrentar desse jeito mesmo, não tem opção.”

Em nota, a prefeitura de Guapiaçu informou que ainda não recebeu nenhuma notificação do Tribunal de Contas e que tinha planejado trocar parte da frota escolar, mas com a diminuição dos repasses estaduais e federais faltou verba para isso.

Em Cardoso (SP), os assentos dos ônibus estão bem danificados e a prefeitura disse que o setor de transportes está tomando as providências necessárias. Já em Altair (SP) os problemas são os pneus carecas e em Clementina (SP), o estado de conservação da frota usada no transporte escolar também deixa a desejar.

TCE encontrou problemas com os ônibus usados no transporte escolar de crianças e adolescentes  (Foto: Reprodução/TV TEM)

TCE encontrou problemas com os ônibus usados no transporte escolar de crianças e adolescentes (Foto: Reprodução/TV TEM)

Compartilhe  

últimas notícias