Diário de São Paulo
Siga-nos

Tandara é suspensa por “potencial violação” do antidoping e está fora das Olimpíadas

A seleção brasileira de vôlei feminino tem um grande desfalque para a fase final das Olimpíadas de Tóquio. Na noite desta quinta (manhã de sexta no Japão), o

TANDARA
TANDARA

Redação Publicado em 06/08/2021, às 00h00 - Atualizado às 06h48


A seleção brasileira de vôlei feminino tem um grande desfalque para a fase final das Olimpíadas de Tóquio. Na noite desta quinta (manhã de sexta no Japão), o Comitê Olímpico do Brasil (COB) anunciou a suspensão provisória da oposta Tandara. Segundo o comunicado, a jogadora cometeu “potencial violação da regra antidopagem” em exame realizado dia 7 de julho no centro de treinamento da CBV em Saquarema.

Tandara retornará ao Brasil ainda nesta sexta-feira. Logo mais, às 9h, a seleção brasileira enfrenta a Coreia do Sul pela semifinal. Antes, à 1h, jogam Sérvia x EUA pela outra semi. Procurada pelo ge, a oposta não quis se pronunciar sobre o caso. Segundo a própria atleta, ela precisa entender o que aconteceu antes de manifestar-se sobre a suspensão.

A ABCD prevê violação das regras antidoping nas seguintes situações:

  • Presença de uma substância proibida, de seus metabólitos ou marcadores na amostra de um atleta
  • Uso ou tentativa de uso de uma substância ou método proibido por um atleta
  • Fuga, recusa ou falha em se submeter à coleta de amostras
  • Falhas de localização
  • Fraude ou tentativa de fraude de qualquer parte do processo de controle de dopagem
  • Posse de uma substância ou método proibido
  • Tráfico ou tentativa de tráfico de uma substância ou método proibido
  • Administração ou tentativa de administração a um atleta em competição de qualquer substância ou método proibido, ou administração ou tentativa de administração a um atleta fora de competição de qualquer substância ou método proibido fora de competição
  • Cumplicidade
  • Associação proibida

O COB não informou qual foi o tipo de violação cometido pela atleta nem se foi encontrada alguma substância proibida no exame da jogadora de 32 anos. O Comitê disse apenas que recebeu uma notificação da Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem (ABCD) na última madrugada.

Tandara Caixeta, da seleção feminina de vôlei, é reprovada em exame antidoping e está sunspensa provisóriamente por possível violação - Olimpíadas de Tóquio

Tandara Caixeta, da seleção feminina de vôlei, é reprovada em exame antidoping e está sunspensa provisóriamente por possível violação – Olimpíadas de Tóquio

A Confederação Brasileira de Voleibol (CBV), por sua vez, lamentou o fato, confirmando que recebeu notificação da ABCD a respeito de uma potencial violação de exame antidoping cometido por Tandara. A entidade disse ainda que “aguarda os resultados dos trâmites processuais, cujo conteúdo é de caráter particular da atleta e confidencial”.

A seleção brasileira não corre riscos de sofrer punições por conta da suspensão de Tandara. Em esportes coletivos, o país só é punido em caso de três atletas ou mais forem flagrados em exame antidoping. Como o exame de Tandara foi feito em período fora de competições, não há a possibilidade de punição à seleção.

É importante ressaltar que o exame de Tandara foi feito no dia 7 de julho, quando a jogadora estava concentrada com o restante da equipe no Centro de Treinamento da CBV, em Saquarema. Ou seja, fora de período de confirmação oficial. Toda a seleção, que se apresentou dois dias antes, foi testada. O ge também procurou a ABCD para maiores informações sobre o caso. Chama a atenção a forma da divulgação, acusando uma “potencial violação da regra antidopagem”, sem definir a substância que o exame teria acusado. Ainda não há, porém, uma posição da agência.

Confira a nota oficial do COB:

O Comitê Olímpico do Brasil recebeu nesta madrugada no Japão, através da Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem (ABCD), a notificação quanto à suspensão provisória por potencial violação de regra antidopagem pela atleta Tandara Caixeta, da seleção feminina de voleibol. O teste foi realizado no período fora de competição no centro de treinamento da modalidade em Saquarema no dia 7 de julho. Tandara retornará ao Brasil.

A equipe feminina de voleibol disputa partida semifinal dos Jogos Olímpicos contra a Coréia do Sul esta noite, 8/8, às 21h (Japão).

Confira a nota oficial da CBV:

A Confederação Brasileira de Voleibol (CBV) recebeu, na noite desta quinta-feira (05.08), no horário do Brasil, notificação da Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem (ABCD) quanto à suspensão provisória por potencial violação de regra antidopagem pela oposta Tandara, da seleção brasileira feminina.

A CBV lamenta que a atleta, campeã olímpica e uma das principais referências da equipe brasileira, atravesse este momento, e aguarda os resultados dos trâmites processuais, cujo conteúdo é de caráter particular da atleta e confidencial.

A seleção feminina entrará em quadra nesta sexta-feira (06.08), às 9h (Horário de Brasília), para a disputa da semifinal contra a Coreia do Sul. No Japão, o grupo já vive o dia da partida decisiva.

.

.

.

Fontes: Ge – Globo Esporte.

Compartilhe  

últimas notícias