SÃO PAULO – Além de alterar a rotina, o isolamento social imposto pela pandemia de coronavírus provocou diferentes tipos de mudanças no comportamento de
Redação Publicado em 11/04/2020, às 00h00 - Atualizado às 12h52
SÃO PAULO – Além de alterar a rotina, o isolamento social imposto pela pandemia de coronavírus provocou diferentes tipos de mudanças no comportamento de consumo dos brasileiros.
O país confirmou o primeiro caso de Covid-19 em 26 de fevereiro e passou a adotar o distanciamento na segunda semana de março. No período, dados da consultoria Kantar revelam que os consumidores brasileiros, na média, diminuíram as idas aos supermercados e atacarejos, mas passaram a adquirir mais produtos em suas compras.
O comportamento foi diferente na cidade de São Paulo, que tem o maior números de casos da Covid-19.
No município, o movimento cresceu 25% na semana de 16 a 22 de março em comparação com a semana anterior, e os responsáveis pela corrida para abastecimento foram principalmente os mais jovens e as famílias de classe média, de acordo com a pesquisa da Kantar.
A população com menos de 29 anos fez 71% mais compras no período. Segundo Marcela Botana, diretora regional de atendimento da Kantar Brasil, um dos fatores que explicam o crescimento é a questão do nível de informação que a faixa etária tem sobre o novo coronavírus – fazendo com que o público adote uma postura mais incisiva em relação ao distanciamento social e estoque mais produtos.
“Apesar de o nível de preocupação com o vírus estar mais presente na população mais velha, quem mais estocou foram os jovens”, explica.
E o que foi comprado? Os produtos para higiene pessoal e cuidados com a casa foram os que tiveram os maiores aumentos nas vendas nos supermercados da cidade de São Paulo durante a primeira semana de quarentena, de 16 a 22 de março (últimos dados disponíveis na pesquisa da Kantar).
A compra de papel higiênico cresceu 211%, seguida pela de itens para cuidados com a casa, como detergentes (79%) e acessórios de limpeza (70%). Outros produtos como cereais, leite e pão também registraram aumentos significativos no período.
Os produtos cujas vendas mais aumentaram em supermercados durante a primeira semana de quarentena (16/3 a 22/3)*
IG
Leia também
ONLYFANS - 7 famosas que entraram na rede de conteúdo adulto para ganhar dinheiro!
O serviço de radiodifusão de jornalismo 24 horas desempenha um papel crucial na formação da consciência e cidadania da sociedade
Tiktoker vende a própria filha de 17 meses para pedófilos e criança morre de forma trágica
Lula impõe sigilo de 100 anos ao caso do empresário Thiago Brennand; medida foi negociada com líder árabe
Esclarecimentos sobre as aberrações jurídicas referentes às imprestaveis pericias que avaliaram o valor da empresa Flexform Indústria Metalúrgica Ltda em 2010 para lesar o sócio fundador
Solange Almeida passa por cirurgia de emergência e adia shows
“É grave que a candidata não possa ter sido registrada”, comenta Lula sobre eleição na Venezuela
BBB24: saiba quem soma mais seguidores nas redes sociais
Copa do Nordeste: saiba quanto cada clube já faturou na competição
Palmeiras x Novorizontino: confira horário e onde assistir à semifinal do Paulistão