Diário de São Paulo
Siga-nos

Suplicy é detido em protesto contra reintegração de posse na Zona Oeste

O ex-senador e candidato a vereador pelo PT Eduardo Suplicy, 75, foi detido nesta segunda-feira (25) pela Polícia Militar após protestar contra reintegração

Suplicy é detido em protesto contra reintegração de posse na Zona Oeste
Suplicy é detido em protesto contra reintegração de posse na Zona Oeste

Redação Publicado em 25/07/2016, às 00h00 - Atualizado às 14h07


Ex-senador do PT foi levado para o 75ºDP.
Ele desobedeceu ordem de desobstruir via pública, diz PM.

O ex-senador e candidato a vereador pelo PT Eduardo Suplicy, 75, foi detido nesta segunda-feira (25) pela Polícia Militar após protestar contra reintegração de posse na Zona Oeste de São Paulo. Ele foi levado ao 75º Distrito Policial (DP), no Jardim Arpoador.

Segundo a Polícia Militar, ele foi detido depois que desobedeceu a ordem dos oficiais de justiça de desobstruir a via e teve que ser retirado do local pelos policiais”. Suplicy se deitou na rua para impedir a reintegração de posse e chegou a ser carregado por policiais militares. Imagens divulgadas pela deputada federal Jandira Feghali (PCdoB) mostram o momento em que Suplicy se deita com uma moradora na rua para impedir policiais. Veja o vídeo aqui.

Além do petista, mais duas pessoas foram detidas e levadas à delegacia. O cantor Supla, filho de Suplicy, afirmou no Facebook que seu pai está bem. “Quero avisar a todos que o meu pai está bem…acabei de falar com o delegado e o meu próprio pai! agradeço a preocupação e o carinho de todos!”, disse.

De acordo com policiais civis, Suplicy deve ser liberado após a conclusão do termo circunstanciado por desobediência. Além dele, outras duas pessoas foram detidas.

A truculência da Polícia Militar do governo Alckmin é inaceitável”
Facebook de Eduardo Suplicy

No Facebook, Suplicy afirmou, por meio de sua assessoria da imprensa, que “a truculência da Polícia Militar do governo Alckmin é inaceitável. Se fazem isso com um ex-senador da República, imagine o que sofre a população que tanto precisa de apoio”.

O ouvidor das polícias, Júlio César Fernandes Neves, foi à delegacia acompanhar a ocorrência. “Nós estamos só preocupados com a integridade física do senador, por isso nós estamos aqui”, disse.

Desde o início da madrugada desta segunda, moradores realizam protesto contra reintegração de posse de terreno na Cidade Educandário, na região da Rodovia Raposo Tavares. Ao todo, são 350 famílias que ocupam uma área que pertence à Prefeitura de São Paulo. Suplicy foi secretário de Direitos Humanos da cidade de São Paulo até abril deste ano quando deixou o cargo para disputar vaga na Câmara municipal.

Eduardo Suplicy é agarrado por policiais militares para ser levado após protesto contra reintegração de posse (Foto: Uriel Punk/Futura Press/Estadão Conteúdo)Eduardo Suplicy é agarrado por policiais militares para ser levado após protesto contra reintegração de posse (Foto: Uriel Punk/Futura Press/Estadão Conteúdo)

O prefeito Fernando Haddad (PT) disse nesta segunda que foi procurado no domingo (24) para interromper a reintegração de posse, mas que não pôde atender ao pedido porque a área ocupada é de risco.

“Liguei para o subprefeito, disse a ele para ponderar sobre a oportunidade da reintegração, mas depois eu recebi um telefonema do secretário de Negócios Jurídicos dizendo que consultados, os engenheiros que avaliam risco entenderam que não havia como manter naquela barranqueira as famílias ali, que se não fosse cumprida a ordem judicial qualquer advento: solapamento, desmoronamento, ia ser imputada a responsabilidade para a Prefeitura, que as famílias não poderiam continuar lá por ser uma área de risco bastante importante”, disse Haddad.

“Hoje [segunda] pela manhã nós encaminhamos os dois secretários ali, tanto o Medeiros [coordenação de Subprefeituras] quanto o Barreirinhas [negócios jurídicos], para informar as famílias sobre esse laudo técnico dos engenheiros. Nós fizemos todo o esforço para eventualmente adiar ou suspender, mas não havia como tomar essa medida em função do grave risco que estava ocorrendo ali. Não consegui falar com o Suplicy”, completou.

Haddad disse que recebeu um telefonema do secretário da Segurança Pública Mágino Alves. “Ele me informou do ocorrido. Ele queria informar do que tinha acontecido dizendo que estavam alinhados conosco para evitar qualquer tipo de conflito com a comunidade”, disse.

O secretário da coordenação das Subprefeituras, Antônio Carlos de Medeiros, afirmou, no entanto, que o “juiz e a PM estavam absolutamente inflexíveis”.

Protesto
Os moradores atearam fogo para tentar impedir a aproximação do oficial de Justiça e de policiais militares que estavam no local. Um ônibus foi colocado na via pelos moradores. Mais tarde, o veículo foi parcialmente incendiado, mas as chamas já foram apagadas.

Às 8h, a tropa de Choque, da Polícia Militar, estava no local e a situação ficou tensa. Policiais Militares jogaram bombas de gás lacrimogêneo e de efeito moral e moradores atiraram pedras.

A mãe de um morador de 22 anos detido e levado para o mesmo distrito policial de Suplicy afirmou que o filho não estava armado. “O choque falou que tem vídeo dele apontando arma contra os policiais. Quero ver esse vídeo”, disse Valdirene Aparecida de Carvalho, auxiliar de limpeza, 38 anos.

De acordo com a Prefeitura, os moradores foram cadastrados para receberem o auxílio bolsa-aluguel.

“A área ocupada na Rua Carlos Faria é municipal e apresenta risco elevado de desabamento, o que inviabiliza construção de moradia popular. A Defesa Civil do município estudou a possibilidade de retirar apenas parte dos barracos, mas concluiu que isso colocaria os demais barracos em risco, por causa da fragilidade estrutural do conjunto. A reintegração de posse é uma determinação judicial e os moradores foram avisados previamente sobre a desocupação. Ao todo, 211 famílias residem no local e já estão cadastradas no programa habitacional da Prefeitura de São Paulo.

Uma equipe do Serviço Especializado de Abordagem social (SEAS) está no local para encaminhar as pessoas que tiveram interesse para os serviços da rede socioassistencial. As famílias interessadas nos serviços, como a inclusão no Cadastro Único para programas sociais do Governo Federal e encaminhamentos para Centros de Acolhida, também podem procurar espontaneamente o Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Butantã na Avenida Junta Mizumoto, 591.”, diz nota da Prefeitura.

Cantor Supla fez post no Facebook sobre detenção do pai, Eduardo Suplicy (Foto: Reprodução/Facebook)Cantor Supla fez post no Facebook sobre detenção do pai, Eduardo Suplicy (Foto: Reprodução/Facebook)
Detalhe de Eduardo Suplicy deitado em protesto contra a reintegração de posse (Foto: Uriel Punk/Futura Press/Estadão Conteúdo)Detalhe de Eduardo Suplicy deitado em protesto contra a reintegração de posse (Foto: Uriel Punk/Futura Press/Estadão Conteúdo)

      duardo Suplicy durante reintegração de posse na Cidade Educandário, na região da Raposo Tavares, em São Paulo (SP), nesta segunda-feira (Foto: Uriel Punk/Futura Press/Estadão Conteúdo)duardo Suplicy durante reintegração de posse na Cidade Educandário, na região da Raposo Tavares, em São Paulo (SP), nesta segunda-feira (Foto: Uriel Punk/Futura Press/Estadão Conteúdo)

      Compartilhe  

      Tags

      últimas notícias