Diário de São Paulo
Siga-nos

Superdicas do Prof. Luiz Marins para ser um profissional vencedor

Por Reinaldo Polito

Superdicas do Prof. Luiz Marins para ser um profissional vencedor
Superdicas do Prof. Luiz Marins para ser um profissional vencedor

Redação Publicado em 22/05/2022, às 00h00 - Atualizado às 11h42


Por Reinaldo Polito

Superdicas do Prof. Luiz Marins para ser um profissional vencedor

Tenho a honra de coordenar a série de livros Superdicas, para a Editora Saraiva. São 30 títulos sobre temas que tratam de comunicação, comportamento e carreira. Temos três conquistas que nos orgulham muito. A primeira é o fato de termos vendido mais de um milhão de exemplares, tornando-se assim uma das séries mais bem-sucedidas da história literária brasileira. A segunda, tão interessante quanto à primeira, é termos colocado simultaneamente seis títulos na lista de mais vendidos da Veja. A terceira é termos publicado a maioria dos livros no exterior.

Uma das obras mais bem-sucedidas foi escrita pelo prof. Luiz Marins, “Superdicas para ser um profissional vencedor”. Marins usou todo seu conhecimento e extensa experiência para elaborar 60 preciosas dicas que ajudam a desvendar os segredos para uma carreira de sucesso. Separei seis que julguei importantes aos profissionais que estão em busca de crescimento e realização.

Superdicas do Prof. Luiz Marins para ser um profissional vencedor

Primeira – Não tenha medo do sucesso

Pode parecer um absurdo, mas tem gente que demonstra ter medo do sucesso. Ora, como alguém pode querer progredir se ele mesmo é o maior obstáculo para o seu crescimento? Para ter sucesso, o primeiro passo é perder o medo dele. É não ficar o tempo todo pensando e repetindo que só se sai bem na vida quem nasceu com a estrela da sorte na testa. O sucesso está à disposição de todos os que o buscam e trabalham para conquistá-lo. É claro que é preciso ter força de vontade e se dedicar ao trabalho. Perder o medo significa principalmente o firme propósito para agir, para fazer tudo até o fim.

Segunda – Pense grande

Em todas as biografias de grandes personalidades há um traço comum: elas se negam a pensar pequeno. Recusam-se a olhar para si mesmas como fracassadas. Sempre têm uma visão positiva dos acontecimentos. Conseguem encontrar nas crises as oportunidades. Diferentemente dos fracassados, que pensam pequeno e que só veem a desgraça e o perigo, as pessoas de sucesso parecem ter verdadeiro entusiasmo pela vida.

Terceira – Imagine-se vencedor

A nossa educação é bastante cerceadora. Muitos pais acreditam que, para educar uma criança, devem mostrar-lhe constantemente os erros que comete e, com isso, acabam por reforçá-los. Torna-se necessário reverter essa situação, criando em sua mente imagens positivas, vencedoras em que pode conseguir o que almeja. É preciso condicionar sua mente para o sucesso.

Quarta – Tenha foco

O dia tem 24 horas para todo mundo. Nenhum viciado em trabalho tem 26 horas para trabalhar, assim como nenhum folgado tem um dia de 22 horas. A administração eficaz do tempo será um grande diferencial competitivo das pessoas e empresas neste século. Quem fizer mais e melhor em menos tempo, vencerá. Por isso, tenha foco.

Quinta – Sinta coragem e avance

O desconhecido nos traz medo e insegurança. Temos, entretanto, de olhar o novo como oportunidade de medir nossa capacidade de vencer obstáculos, de criar e inovar. O ambiente todo está mudando. É o desconhecido que chega. O que fazer? Sinta coragem e avance. Não fique parado. Enfrente. Hoje não é mais o maior que vence o menor, mas sim o mais rápido que vence o mais lento e, quanto mais rápido você for na sua capacidade de adaptar-se às mudanças, maiores serão suas oportunidades de vencer.

Sexta – Atente aos detalhes

Marins conta que perguntou ao presidente de uma empresa bem-sucedida no país e no exterior: “Qual a principal razão do seu sucesso?” A resposta simples veio rapidamente: “Procuro dar toda a atenção aos detalhes na administração das minhas empresas”. E complementou dizendo que os negócios eram todos simples em sua estrutura – produzir, comprar e vender. O que o diferencia é ele fazer as mesmas coisas que os concorrentes, mas prestando atenção a todos os detalhes.

De fato, tem-se repetido muito em vídeos, artigos e livros que a atenção aos detalhes é fundamental para o sucesso empresarial. Somos enganados por uma sociedade com foco no ‘macro’, no ‘total’, no ‘absoluto’ e nos esquecemos de que tudo, para ser perfeito, precisa de atenção aos detalhes.

São essas sugestões tão simples, mas ao mesmo tempo tão profundas, que podem fazer a diferença para uma carreira bem-sucedida. Não se engane. O fato de conhecer todos esses conceitos não significa que já esteja pondo em prática cada um deles. Como diz o prof. Marins: pense nisso. Sucesso! Siga pelo Instagram: @polito – Saiba mais @professor_marins

Reinaldo Polito é Mestre em Ciências da Comunicação e professor de oratória nos cursos de pós-graduação em Marketing Político, Gestão Corporativa e Gestão de Comunicação e Marketing na ECA-USP. Escreveu 34 livros com mais de 1,5 milhão de exemplares vendidos em 39 países. Siga no Instagram @polito pelo facebook.com/reinaldopolito pergunte no [email protected]
Compartilhe  

últimas notícias