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Superdicas do Prof. Luiz Marins para ser um profissional vencedor

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Superdicas do Prof. Luiz Marins para ser um profissional vencedor

Por Reinaldo Polito

Superdicas do Prof. Luiz Marins para ser um profissional vencedor

Tenho a honra de coordenar a série de livros Superdicas, para a Editora Saraiva. São 30 títulos sobre temas que tratam de comunicação, comportamento e carreira. Temos três conquistas que nos orgulham muito. A primeira é o fato de termos vendido mais de um milhão de exemplares, tornando-se assim uma das séries mais bem-sucedidas da história literária brasileira. A segunda, tão interessante quanto à primeira, é termos colocado simultaneamente seis títulos na lista de mais vendidos da Veja. A terceira é termos publicado a maioria dos livros no exterior.

Uma das obras mais bem-sucedidas foi escrita pelo prof. Luiz Marins, “Superdicas para ser um profissional vencedor”. Marins usou todo seu conhecimento e extensa experiência para elaborar 60 preciosas dicas que ajudam a desvendar os segredos para uma carreira de sucesso. Separei seis que julguei importantes aos profissionais que estão em busca de crescimento e realização.

 

Superdicas do Prof. Luiz Marins para ser um profissional vencedor

Primeira – Não tenha medo do sucesso

Pode parecer um absurdo, mas tem gente que demonstra ter medo do sucesso. Ora, como alguém pode querer progredir se ele mesmo é o maior obstáculo para o seu crescimento? Para ter sucesso, o primeiro passo é perder o medo dele. É não ficar o tempo todo pensando e repetindo que só se sai bem na vida quem nasceu com a estrela da sorte na testa. O sucesso está à disposição de todos os que o buscam e trabalham para conquistá-lo. É claro que é preciso ter força de vontade e se dedicar ao trabalho. Perder o medo significa principalmente o firme propósito para agir, para fazer tudo até o fim.

Segunda – Pense grande

Em todas as biografias de grandes personalidades há um traço comum: elas se negam a pensar pequeno. Recusam-se a olhar para si mesmas como fracassadas. Sempre têm uma visão positiva dos acontecimentos. Conseguem encontrar nas crises as oportunidades. Diferentemente dos fracassados, que pensam pequeno e que só veem a desgraça e o perigo, as pessoas de sucesso parecem ter verdadeiro entusiasmo pela vida.

Terceira – Imagine-se vencedor

A nossa educação é bastante cerceadora. Muitos pais acreditam que, para educar uma criança, devem mostrar-lhe constantemente os erros que comete e, com isso, acabam por reforçá-los. Torna-se necessário reverter essa situação, criando em sua mente imagens positivas, vencedoras em que pode conseguir o que almeja. É preciso condicionar sua mente para o sucesso.

Quarta – Tenha foco

O dia tem 24 horas para todo mundo. Nenhum viciado em trabalho tem 26 horas para trabalhar, assim como nenhum folgado tem um dia de 22 horas. A administração eficaz do tempo será um grande diferencial competitivo das pessoas e empresas neste século. Quem fizer mais e melhor em menos tempo, vencerá. Por isso, tenha foco.

Quinta – Sinta coragem e avance

O desconhecido nos traz medo e insegurança. Temos, entretanto, de olhar o novo como oportunidade de medir nossa capacidade de vencer obstáculos, de criar e inovar. O ambiente todo está mudando. É o desconhecido que chega. O que fazer? Sinta coragem e avance. Não fique parado. Enfrente. Hoje não é mais o maior que vence o menor, mas sim o mais rápido que vence o mais lento e, quanto mais rápido você for na sua capacidade de adaptar-se às mudanças, maiores serão suas oportunidades de vencer.

Sexta – Atente aos detalhes

Marins conta que perguntou ao presidente de uma empresa bem-sucedida no país e no exterior: “Qual a principal razão do seu sucesso?” A resposta simples veio rapidamente: “Procuro dar toda a atenção aos detalhes na administração das minhas empresas”. E complementou dizendo que os negócios eram todos simples em sua estrutura – produzir, comprar e vender. O que o diferencia é ele fazer as mesmas coisas que os concorrentes, mas prestando atenção a todos os detalhes.

De fato, tem-se repetido muito em vídeos, artigos e livros que a atenção aos detalhes é fundamental para o sucesso empresarial. Somos enganados por uma sociedade com foco no ‘macro’, no ‘total’, no ‘absoluto’ e nos esquecemos de que tudo, para ser perfeito, precisa de atenção aos detalhes.

São essas sugestões tão simples, mas ao mesmo tempo tão profundas, que podem fazer a diferença para uma carreira bem-sucedida. Não se engane. O fato de conhecer todos esses conceitos não significa que já esteja pondo em prática cada um deles. Como diz o prof. Marins: pense nisso. Sucesso! Siga pelo Instagram: @polito – Saiba mais @professor_marins

Reinaldo Polito é Mestre em Ciências da Comunicação e professor de oratória nos cursos de pós-graduação em Marketing Político, Gestão Corporativa e Gestão de Comunicação e Marketing na ECA-USP. Escreveu 34 livros com mais de 1,5 milhão de exemplares vendidos em 39 países. Siga no Instagram @polito pelo facebook.com/reinaldopolito pergunte no contatos@polito.com.br

 

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