Diário de São Paulo
Siga-nos

Sun Yang pega 4 anos de suspensão por doping e está fora das Olimpíadas de Tóquio

O multicampeão olímpico e mundial Sun Yang teve sua pena por doping definida nesta terça-feira em quatro anos e três meses e, assim, está fora das Olimpíadas

SUN YANG
SUN YANG

Redação Publicado em 22/06/2021, às 00h00 - Atualizado às 18h40


Após vaivém de sentenças, astro chinês da natação recebe pena que o tira dos Jogos no Japão, mas permite que volte a tempo de Paris 2024

O multicampeão olímpico e mundial Sun Yang teve sua pena por doping definida nesta terça-feira em quatro anos e três meses e, assim, está fora das Olimpíadas de Tóquio. A sentença, na verdade, reduziu a pena inicialmente imposta ao astro chinês – que era de oito anos -, e embora o impeça de competir na capital japonesa abre a possibilidade de ele disputar os Jogos de Paris, em 2024. A informação é do jornal “The New York Times”.

A decisão sobre Yang, de 29 anos, foi tomada por um painel da CAS (Corte Arbitral do Esporte), que tem sede na Suíça. E ela anulou uma outra de dezembro, quando o Tribunal Federal da Suíça aceitou o recurso do chinês e suspendeu a punição de oito anos por doping.

A principal alegação da defesa do atleta dono de seis medalhas olímpicas, sendo três de ouro, era de que o chefe do painel que julga os casos da CAS teria feito comentários anti-chineses em suas redes sociais.

Como a punição é retroativa ao começo do ano passado, ele estaria apto a nadar em Paris, quando terá 32 anos.

Yang tem em sua carreira seis medalhas olímpicas, das quais três de ouro, duas de prata e uma de bronze. Além disso, conquistou outras 16 em Campeonatos Mundiais.

Em fevereiro, Sun Yang foi suspenso pela CAS por oito anos por violar o controle antidoping. O chinês foi punido por ter destruído amostras de sangue coletado. A suspensão de oito anos também foi explicada pelo fato de o chinês não ser réu primário. Em junho de 2014, ele havia sido suspenso por uma infração envolvendo doping. Inconformado com a dura pena, no entanto, o nadador recorreu ao Tribunal Federal da Suíça, em julho deste ano, questionando a neutralidade da CAS.

.

.

.

Fontes: Ge – Globo Esporte.

Compartilhe  

últimas notícias