Diário de São Paulo
Siga-nos

STJ anula decisão do TJ de SP e restabelece condenações de PMs feitas em júris por massacre do Carandiru

O ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Joel Ilan Paciornik restabeleceu as decisões tomadas em cinco tribunais do júri realizadas em São Paulo que

STJ anula decisão do TJ de SP e restabelece condenações de PMs feitas em júris por massacre do Carandiru
STJ anula decisão do TJ de SP e restabelece condenações de PMs feitas em júris por massacre do Carandiru

Redação Publicado em 09/06/2021, às 00h00 - Atualizado às 18h42


O ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Joel Ilan Paciornik restabeleceu as decisões tomadas em cinco tribunais do júri realizadas em São Paulo que condenaram policiais militares pelo massacre do Carandiru, ocorrido em 1992 e que deixou 111 mortos em um complexo penitenciário na Zona Norte da capital paulista.

Os julgamentos pelos jurados foram realizados entre 2013 e 2014 e anulados pelo Tribunal de Justiça (TJ) de São Paulo em 2018, que entendeu, na época, que os PMs haviam sido condenados de forma contrária às provas nos autos.

Pela decisão do TJ paulista, haveria necessidade de que os júris fossem feitos novamente. Ainda cabe recurso, e o processo corre em segredo de justiça no STJ.

Pela decisão do ministro Paciornik, foram restabelecidos os vereditos de diversos júris realizados contra PMs que participaram da operação.

Os PMs argumentaram que não houve confronto balístico que confirmasse a autoria dos disparos. Paciornik entendeu que, “embora o confronto balístico pudesse melhor esclarecer os fatos a respeito da autoria dos disparos que acertaram as vítimas, tal elemento de prova, por si só, não afastaria a autoria dos demais policiais que concorreram de outra forma para o delito”.

A decisão aponta que “houve impossibilidade técnica de realização da perícia” na época dos fatos.

O ministro entendeu ainda que os policiais acusados tinham “liame subjetivo”, pois estavam direcionados para a tarefa à qual haviam sido determinados.

Segundo ele, mesmo que existisse confronto balístico com as armas dos policiais apreendidas e utilizadas pelos PMs na operação, a decisão final seria dos jurados.

A Constituição Federal determina que cabe ao Tribunal do Júri decidir se acusados de assassinatos são ou não culpados, havendo soberania nas decisões tomadas pelas pessoas que participam destes julgamentos.

Em 2013 e 2014, policiais foram julgados e condenados a penas que variavam de 48 a 624 anos de prisão. Apesar disso, somente um dos agentes está preso, mas por outros crimes. Os demais continuam soltos.

Ao todo, 111 presos foram mortos durante invasão da PM no dia 2 de outubro de 1992 para conter rebelião na Casa de Detenção na Zona Norte da capital paulista. No tumulto, outros 34 detentos teriam sido mortos pelos próprios colegas de cela. Os PMs alegaram que atiraram nos presos para se defender.

A relatoria do caso no Tribunal de Justiça de São Paulo ficou a cargo do Desembargador Ivan Sartori, ex-presidente da corte.

.

.

.

G1

Compartilhe  

últimas notícias