Diário de São Paulo
Siga-nos

STJ absolve prefeito eleito de Rio Preto por improbidade

O prefeito eleito de São José do Rio Preto, Edinho Araújo (PMDB), foi absolvido nesta terça-feira (13) no Superior Tribunal de Justiça (STJ) da acusação de

STJ absolve prefeito eleito de Rio Preto por improbidade
STJ absolve prefeito eleito de Rio Preto por improbidade

Redação Publicado em 14/12/2016, às 00h00 - Atualizado às 08h42


Edinho Araújo tinha sido condenado no Tribunal de Justiça.
Permuta de áreas do município por obras era alvo do Ministério Público.

O prefeito eleito de São José do Rio Preto, Edinho Araújo (PMDB), foi absolvido nesta terça-feira (13) no Superior Tribunal de Justiça (STJ) da acusação de improbidade feita pelo Ministério Público (MP), que questionava a permuta feita pelo prefeito com empresas oferecendo terrenos do município em troca de obras de infraestrutura.

Por cinco votos a zero, os desembargadores do STJ restabeleceram a decisão de primeira instância que absolvia Edinho, que hoje ocupa o cargo de deputado federal.

O MP entrou com uma ação contra Edinho por conta da dispensa de licitação feita em 2004. O então prefeito fez uma permuta com três empresas oferecendo terrenos de posse do município em troca do asfaltamento do distrito industrial Ulysses Guimarães, na zona Sul da cidade.

Devido a condenação, ocorrida em 2012, Edinho precisou de uma liminar para participar das duas últimas eleições. Ele foi eleito prefeito de Rio Preto em primeiro turno com 52,26% dos votos.

Em nota, o prefeito eleito afirmou que “a decisão vem corroborar minha expectativa, pois sempre confiei numa decisão favorável dos ministros do STJ e na justiça brasileira. A decisão da ministra Relatora no STJ, que suspendera liminarmente o acórdão do Tribunal de Justiça de São Paulo, já mostrava que minha conduta fora dentro da legalidade e transparência. Meus atos não só não trouxeram qualquer prejuízo ao erário como geraram benefícios aos cidadãos rio-pretenses.”

Compartilhe  

últimas notícias