Diário de São Paulo
Siga-nos

SP tem bares cheios e clientes sem máscara na reabertura do setor neste sábado

Governo de São Paulo atualizou nesta sexta-feira regras da quarentena em todo o estado e dez regiões foram para estágios mais permissivos, incluindo a Grande

SP
SP

Redação Publicado em 06/02/2021, às 00h00 - Atualizado às 23h49


Governo de São Paulo atualizou nesta sexta-feira regras da quarentena em todo o estado e dez regiões foram para estágios mais permissivos, incluindo a Grande São Paulo. Região metropolitana da capital terá restaurantes abertos até as 22h e escolas, que até então permitiam 35% dos alunos, agora passaram a poder admitir 70% dos alunos.

A reabertura dos bares e restaurantes na cidade de São Paulo teve bares cheios e clientes sem máscara neste sábado (6), após autorização do governo de São Paulo para a retomada do setor.

O segmento estava proibido de funcionar aos finais de semana pelas regras do Plano SP, do governo paulista, durante a chamada fase vermelha. Mas a reabertura foi autorizada nesta sexta-feira (5) pelo governador João Doria (PSDB), que reclassificou a capital paulista e a Grande SP para a fase amarela do plano onde os restaurantes podem funcionar até as 22h e bares até 20h, respeitando as regras sanitárias.

Porém, clientes de bares na Santa Cecília, no Centro, e na Vila Madalena, na Zona Oeste de São Paulo, desrespeitaram as regras de uso obrigatório de máscaras e distanciamento durante a pandemia de Covid-19 neste sábado.

Fase amarela

As regras para funcionamento de bares nessa fase determinam que o setor pode ter atendimento presencial após as 6h e antes das 20h, por até 10 horas seguidas, com público limitado a 40% da capacidade total e usando máscara obrigatoriamente.

O descumprimento das regras de funcionamento prevê multa de até R$ 276 mil, conforme o Código Sanitário do estado. Já a aglomeração de pessoas e a falta do uso de máscara gera multa de pouco mais de R$ 5 mil para cada estabelecimento, de acordo com a secretaria estadual da Saúde.

No caso dos restaurantes, o atendimento presencial pode ser até 22h, mas a venda de bebidas alcóolicas é permitida apenas até as 20h.

Fase amarela do plano São Paulo é retomada em praticamente todo o estado

Fase amarela do plano São Paulo é retomada em praticamente todo o estado

Comércio tenta recuperar vendas dos três dias da fase vermelha, medida adotada de 25 a 27 de dezembro para tentar conter o avanço da pandemia.

Protestos e pressão

A reabertura do setor de bares e restaurante foi autorizada pela gestão de João Doria após muita pressão das entidades do setor, que fizeram ao menos dois atos na avenida Paulista, pedindo a reabertura aos finais de semana.

No intervalo de uma semana a Grande SP viveu três estágios diferentes da quarentena.

Grupo se reúne na Paulista para protestar contra o fechamento de bares e restaurantes em SP — Foto: Thiago Guerreiro/ TV Globo

Grupo se reúne na Paulista para protestar contra o fechamento de bares e restaurantes em SP — Foto: Thiago Guerreiro/ TV Globo

Por causa da pressão, nesta sexta (5) dez das 17 regiões do estado foram para fases mais permissivas do plano – seis avançaram para a fase amarela, e outras quatro foram para a laranja.

Apenas a região de Araraquara teve a quarentena endurecida. As novas regras passaram a valer já neste sábado (6).

A Grande São Paulo – inclusive a capital – e outras cinco áreas do estado passaram para a fase amarela, que permite o funcionamento de restaurantes até as 22h e de escolas com até 70% dos alunos. Ao todo, 66% da população do estado vive em áreas que foram classificadas neste estágio da quarentena, contra 27% na fase laranja e 8% na fase vermelha.

Entenda as cores do Plano SP

Entenda as cores do Plano SP

O Plano São Paulo regulamenta a quarentena em todo o estado. Ele divide o estado em regiões e as classifica em cores. Isso determina quais locais podem avançar nas medidas de reabertura da economia.

Veja abaixo o que pode funcionar em cada região a partir deste sábado (6):

Fase amarela

Regiões contempladas: Araçatuba, Baixada Santista, Campinas, Grande São Paulo, Registro e Presidente Prudente.

Parques: Aos finais de semana, das 6h às 18h. Durante a semana, funcionamento por até 10 horas seguidas, de acordo com as regras de cada parque, desde que a abertura seja após as 6h e o fechamento antes das 22h.

Escolas: Educação infantil, ensino fundamental e ensino médio podem receber diariamente até 70% dos alunos matriculados. Instituições de ensino superior podem ter até 35% do público.

A volta às aulas na rede particular ocorreu na última segunda-feira (1º). Na rede pública estadual, a volta foi marcada para a próxima segunda (8) e, na rede municipal da capital, para o dia 15 de fevereiro.

Restaurantes: Atendimento presencial após as 6h e antes das 22h, por até 10 horas seguidas, com público limitado a 40% da capacidade total. Venda de bebidas alcóolicas apenas até as 20h.

Bares: Atendimento presencial após as 6h e antes das 20h, por até 10 horas seguidas, com público limitado a 40% da capacidade total.

Comércio: Atendimento presencial após as 6h e antes das 22h, por até 12 horas seguidas, com público limitado a 40% da capacidade total. Lojas de conveniência só podem vender bebida até as 20h.

Atividades culturais: Cinemas e teatros podem funcionar após as 6h e antes das 22h, com 40% da capacidade, controle de acesso, hora e assentos marcados. Eventos que geram aglomeração, como festas, baladas e shows, continuam proibidos.

Academias e salões de beleza: Atendimento presencial após as 6h e antes das 22h, por até 10 horas seguidas, com público limitado a 40% da capacidade total.

G1 em 1 Minuto: Governo de SP divulga nova reclassificação do Plano SP contra a Covid-19

Governo de SP divulga nova reclassificação do Plano SP contra a Covid-19

Anderson Leonardo, do Grupo Molejo, diz que teve relação consensual com MC que o acusa de estupro. Em decreto, prefeito Eduardo Paes proíbe escolas de samba e blocos de carnaval no Rio de Janeiro; descumprimento será considerado crime.

Fase laranja

Regiões: Barretos, Piracicaba, Ribeirão Preto, São João da Boa Vista, São José do Rio Preto, Sorocaba, Marília e Taubaté

Parques: Abertos com capacidade limitada, todos os dias, das 6h às 18h.

Escolas: Educação infantil, ensino fundamental e ensino médio podem receber diariamente até 35% dos alunos matriculados. Instituições de ensino superior não podem ter aulas presenciais, exceto cursos superiores específicos da área médica.

Restaurantes: Atendimento presencial após as 6h e antes das 20h, por até 8 horas seguidas, com público limitado a 40% da capacidade total.

Bares: Não podem funcionar.

Comércio: Atendimento presencial ao público das 6h até as 20h, por até 8 horas seguidas, com público limitado a 40% da capacidade total.

Atividades culturais: Cinemas e teatros podem funcionar após as 6h e antes das 20h, com 40% da capacidade, controle de acesso, hora e assentos marcados. Eventos que geram aglomeração, como festas, baladas e shows, continuam proibidos.

Academias e salões de beleza: Atendimento presencial após as 6h e antes das 20h, por até 8 horas seguidas, com público limitado a 40% da capacidade total.

Chuva na tarde desta sexta feira, (5) em São Paulo. Na foto pessoas com guarda chuva na Av. Paulista.    — Foto: ROBERTO CASIMIRO/FOTOARENA/ESTADÃO CONTEÚDO

Chuva na tarde desta sexta feira, (5) em São Paulo. Na foto pessoas com guarda chuva na Av. Paulista. — Foto: ROBERTO CASIMIRO/FOTOARENA/ESTADÃO CONTEÚDO

Fase vermelha

Regiões: Araraquara, Bauru e Franca

Parques: Não podem funcionar.

Escolas: Educação infantil, ensino fundamental e ensino médio podem receber diariamente até 35% dos alunos matriculados. Instituições de ensino superior não podem ter aulas presenciais, exceto cursos superiores específicos da área médica.

Restaurantes: Não podem funcionar com atendimento presencial, apenas entregas e retiradas.

Bares: Não podem funcionar com atendimento presencial.

Comércio: Apenas serviços essenciais, como supermercados, pet shops e farmácias, podem funcionar com atendimento presencial. Lojas de rua e shoppings não podem abrir.

Atividades culturais: Não podem funcionar com atendimento presencial.

Academias e salões de beleza: Não podem funcionar com atendimento presencial.

.

.

.

Fonte: GE – Globo Esporte.

Compartilhe  

últimas notícias