Diário de São Paulo
Siga-nos

SP mantém decisão de notificar apenas casos graves de Covid-19

A Secretaria da Saúde de São Paulo vai manter a orientação repassada a hospitais e postos de saúde para notificar apenas casos graves do novo coronavírus

SP mantém decisão de notificar apenas casos graves de Covid-19
SP mantém decisão de notificar apenas casos graves de Covid-19

Redação Publicado em 08/04/2020, às 00h00 - Atualizado às 10h18


Segundo Helena Sato, diretora do Centro de Vigilância Epidemiológica do estado, a medida é necessária para concentrar os esforços

A Secretaria da Saúde de São Paulo vai manter a orientação repassada a hospitais e postos de saúde para notificar apenas casos graves do novo coronavírus (Sars-coV-2). As informações são do G1 .

A orientação, que foi revelada em 27 de março, provocou reação do Ministério Público de Contas do estado, que solicitou ao governo de São Paulo que voltasse a registrar em sistema todos os casos de Covid-19 , independente da gravidade.

Na última quinta-feira (02), a Promotoria de Direitos Humanos do Ministério Público do Estado de São Paulo também instaurou inquérito para investigar a instrução.

email enviado a postos de saúde sobre a notificação apenas de casos graves de Covid-19

Reprodução | Email enviado a postos de saúde sobre a notificação apenas de casos graves de Covid-19

Na última segunda-feira (6) o coordenador de Controle de Doenças da secretaria estadual, Paulo Menezes, confirmou ao site que permanece a orientação para que as Unidades Básicas de Saúde registrem apenas casos graves ou em profissionais de saúde.

Em março, a diretora do Centro de Vigilância Epidemiológica (CVE) do estado, Helena Sato, confirmou a orientação para notificar apenas pacientes internados e destacou que a medida é necessária para concentrar esforços nos casos graves.

Funcionários de UBSs da capital afirmam que o exame de Covid-19  não era recomendado para pacientes com sintomas leves mas que agora a orientação é não notificar os casos no sistema.

iG

Compartilhe  

últimas notícias