Diário de São Paulo
Siga-nos

SP identifica primeiro caso de variante do coronavírus em passageiro vindo da Índia

O Instituto Adolfo Lutz, da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, identificou um caso com a variante indiana do coronavírus, chamada de B.1.617. A

SP identifica primeiro caso de variante do coronavírus em passageiro vindo da Índia
SP identifica primeiro caso de variante do coronavírus em passageiro vindo da Índia

Redação Publicado em 26/05/2021, às 00h00 - Atualizado às 11h46


Governo paulista afirma que foi notificado pela Anvisa quando passageiro já havia embarcado em voo doméstico para o Rio.

O Instituto Adolfo Lutz, da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, identificou um caso com a variante indiana do coronavírus, chamada de B.1.617. A informação foi divulgada pelo governo estadual na manhã desta quarta-feira (26).

Com a confirmação, sobe para sete o número de pessoas contaminadas pela variante no país.

Os outros seis são passageiros que chegaram ao Maranhão a bordo do navio MV Shandong da Zhi, atracado no litoral do estado. Há ainda outros três casos suspeitos no Distrito Federal, Espírito Santo e em Minas Gerais.

Segundo o Adolfo Lutz, em SP a variante foi identificada em um passageiro de 32 anos, morador de Campos dos Goytacazes, no Rio de Janeiro, que desembarcou no Aeroporto Internacional de Guarulhos no dia 22 de maio.

Ainda de acordo com o governo paulista não há registros de um caso autóctone (contaminação local) da variante no estado.

O passageiro foi identificado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), responsável pelo monitoramento no aeroporto.

Entretanto, a gestão estadual afirma que só foi notificada pela Anvisa quando o passageiro já havia embarcado em voo doméstico para o Rio de Janeiro.

A amostra positiva foi enviada ao Lutz e o sequenciamento finalizado nesta quarta-feira (26).

Em nota, a Anvisa alega que o passageiro, quando passou pelos controles da Anvisa no Aeroporto de Guarulhos, estava negativado, tendo apresentado PCR negativo realizado nas últimas 72h e não apresentava sintomas.

“A positivação dele ocorreu posteriormente, em novo exame, já em solo brasileiro. Ao ficar sabendo da positivação, no final da noite de 22 de maio, a Anvisa imediatamente acionou o Sistema de Vigilância Epidemiológica (Cievs) para busca ativa e monitoramento”.

Segundo o secretário municipal da Saúde de São Paulo, Edson Aparecido, o Ministério da Saúde pretende vacinar funcionários de todos os aeroportos do país. A medida foi definida em reunião entre os gestores municipais com o Ministério nesta manhã.

.

.

G1

Compartilhe  

últimas notícias