Diário de São Paulo
Siga-nos

Sonho pessoal de Daniel Alves pesa, e São Paulo até promove a convocação às Olimpíadas

O desejo pessoal de Daniel Alves e uma avaliação interna sobre o peso da Olimpíada foram os principais motivos para a liberação do camisa 10 do São Paulo para

DANIEL ALVES
DANIEL ALVES

Redação Publicado em 18/06/2021, às 00h00 - Atualizado às 09h45


Clube usou as redes sociais para apoiar a ida do jogador para Tóquio, apesar do desfalque

O desejo pessoal de Daniel Alves e uma avaliação interna sobre o peso da Olimpíada foram os principais motivos para a liberação do camisa 10 do São Paulo para Tóquio 2020.

Segundo pessoas da diretoria, o sonho do veterano pesou em contraponto ao próprio planejamento da equipe, que estará em disputa por uma vaga nas quartas de final da Libertadores durante a época de preparação para os Jogos.

A partir da conversa com o treinador André Jardine, que manifestou a Daniel o desejo de contar com o jogador na Olimpíada, o São Paulo tratou de evitar qualquer estresse sobre o assunto.

Equipes não são obrigadas a liberar os atletas para Tóquio, já que o torneio não está enquadrado em uma data Fifa de seleções, mas o time tricolor apoiou a ida ao torneio. O São Paulo até divulgou um depoimento de Daniel Alves, comemorando o chamado.

Daniel Alves, do São Paulo, vai representar o Brasil nos Jogos de Tóquio — Foto: Erico Leonan/saopaulofc

Daniel Alves, do São Paulo, vai representar o Brasil nos Jogos de Tóquio — Foto: Erico Leonan/saopaulofc

De acordo com membros da diretoria ouvidos pelo ge, em nenhum momento o São Paulo se opôs à ida de Daniel para o Japão, apegando-se ao interesse do atleta e ao evento em si.

A atitude seria a mesma com Liziero, que, ao contrário do camisa 10, fez parte do ciclo pré-olímpico, participando dos dois últimos amistosos neste mês de junho.

Por outro lado, Daniel Alves imediatamente se colocou à disposição para defender a seleção olímpica, assim que recebeu o chamado de André Jardine. Dono de 41 títulos na carreira, ele trata essa oportunidade como um “sonho” e levou em consideração o próprio histórico em sobreposição ao time que defende.

O lateral falou sobre essa questão pessoal, em vídeo gravado e divulgado pelo clube nas redes sociais nesta quinta, após a delegação se vacinar no Paraguai. Daniel Alves pode desfalcar o São Paulo em até nove partidas no total, com mata-mata da Libertadores e da Copa do Brasil no meio do caminho.

– Bati na trave duas vezes e agora tenho a honra de ser chamado, de poder formar parte desse grupo que vai defender a medalha conquistada aqui no Brasil. É uma responsabilidade grande, mas é o que gostamos – comentou o veterano, que segue em recuperação de uma entorse no joelho direito.

Daniel Alves recebeu a primeira dose da vacina nesta quinta-feira — Foto: Rubens Chiri/saopaulofc

Daniel Alves recebeu a primeira dose da vacina nesta quinta-feira — Foto: Rubens Chiri/saopaulofc

A liberação praticamente automática de Daniel Alves vem de encontro a outra situação pessoal entre o jogador e o São Paulo.

O clube deve cerca de R$ 10 milhões ao atleta, mas a atual diretoria vem negociando o débito com o atleta desde o início da gestão. Em entrevista ao ge no mês de março, o diretor de futebol Carlos Belmonte elogiou a postura de Daniel Alves e afirmou que vem negociando o pagamento do débito desde então.

Presidente do Racing: “Grande jogador e que admiro muito”

Daniel Alves em ação contra o Racing, na Argentina, durante a fase de grupos — Foto: Staff images /CONMEBOL

Daniel Alves em ação contra o Racing, na Argentina, durante a fase de grupos — Foto: Staff images /CONMEBOL

A reportagem do ge procurou o presidente do Racing, Victor Blanco, para abordar a ausência de Daniel Alves nos confrontos pelas oitavas de final da Libertadores.

O dirigente adotou um discurso protocolar, mas reconheceu o peso da ausência do camisa 10 do São Paulo.

– É um grande jogador e que admiro muito, mas o São Paulo tem outros grandes jogadores. Sempre (pesa uma ausência como a de Daniel Alves), mas igual te disse, o Brasil tem jogadores de muita qualidade – declarou o dirigente.

O São Paulo recebe o Racing no Morumbi, em 13 de julho, e decide a vaga na Argentina, dia 20. Dani Alves se apresenta à seleção olímpica no dia 8 e viaja para Doha, no Qatar, para iniciar a adaptação ao fuso horário.

A delegação viaja dia 15 para o Japão e estreia na Olimpíada em 22 de julho contra a Alemanha. Ainda na primeira fase, a equipe enfrenta Costa do Marfim (25) e Arábia Saudita (28).

Daniel Alves é a maior surpresa da lista da Seleção Olímpica

Daniel Alves é a maior surpresa da lista da Seleção Olímpica

Veja os jogos que o lateral deve perder:

Libertadores – oitavas de final:

  • Ida contra o Racing: 13/07
  • Volta contra o Racing: 20/07

Copa do Brasil – oitavas de final:

  • 29 de julho (ida) e 4 de agosto (volta)*
    * Sorteio do adversário será na terça-feira

Campeonato Brasileiro

  • 11ª rodada
    São Paulo x Bahia
  • 12ª rodada
    São Paulo x Fortaleza
  • 13ª rodada
    Flamengo x São Paulo
  • 14ª rodada
    São Paulo x Palmeiras
  • 15ª rodada
    Atlhetico x São Paulo

.

.

.

Fontes: Ge – Globo Esporte.

Compartilhe  

últimas notícias