Diário de São Paulo
Siga-nos

Sobe para 27 o número de mortos pelas chuvas no estado de SP

Bombeiros encontram mais três corpos em Franco da Rocha, na região metropolitana de São Paulo. Com isso, sobe para 27 o número de mortos pelas chuvas no estado.

Sobe para 27 o número de mortos pelas chuvas no estado de SP
Sobe para 27 o número de mortos pelas chuvas no estado de SP

Redação Publicado em 02/02/2022, às 00h00 - Atualizado às 07h55


Bombeiros encontram mais três corpos em Franco da Rocha, na região metropolitana de São Paulo. Com isso, sobe para 27 o número de mortos pelas chuvas no estado.

A cidade é uma das mais afetadas e ainda tem desaparecidos. Na terça-feira as buscas chegaram a ser interrompidas pela chuva, mas os bombeiros voltaram a trabalhar madrugada adentro. Ao todo, 120 pessoas tentam encontrar os desaparecidos e os militares contam com a ajuda de voluntários.

Segundo informações preliminares da equipe de saúde do município, entre as vítimas estão cinco homens, duas mulheres e uma criança. São eles Diego dos Santos; Cleber Bonfim, de 37 anos; Anderson da Costa, 26 anos; Amanda Sales, 25 anos; e Vinicius, 13 anos; José Ailton Vitor Silva, 30 anos, a esposa Adriana da Silva Santos, 33 anos e o filho do casal, Oziel Vitor, 2 anos. Duas novas vítimas foram encontradas durante a madrugada e uma terceira já pela manhã.

A Prefeitura de Franco da Rocha informou que o Corpo de Bombeiros, a Defesa Civil e as equipes de Saúde seguem atuando nas buscas de desaparecidos.

Disse ainda que, famílias que foram retiradas de imóveis por conta do risco de desabamento foram acolhidas na casa de passagem do município, que fica localizada na Avenida São Paulo, 40, no bairro Vila Bazu, além de outros 2 pontos: Clube das Acácias (Rua Raul Bressane Malta, 494, no Centro) e EMEB Donald Savazoni (Rua Albert Einstein, s/n, no Jardim Progresso).

Das 27 vítimas em todo o estado, ao menos dez são menores de idade – sendo oito crianças e dois adolescentes. Uma das crianças é um bebê com apenas três meses, que chegou a ser socorrido após um desabamento em Itapevi. A mãe dele, de 27, foi resgatada e está no Hospital Geral de Itapevi.

A Defesa Civil do estado contabiliza 660 famílias desabrigadas (precisaram sair de casa e estão em abrigos) ou desalojadas (estão em casas de parentes).

Os temporais também causaram deslizamentos de terra, transbordamento de rios e alagamentos. O governador João Doria anunciou a liberação de R$ 15 milhões para as cidades afetadas. Segundo o governo paulista, cerca de 500 pessoas estão desalojadas em 11 cidades do estado.

A situação até o momento, segundo informações do governo de São Paulo e da Defesa Civil:

  • Em Várzea Paulista, no interior de São Paulo, cinco pessoas da mesma família morreramapós a casa em que moravam ser atingida por um desmoronamento. As vítimas são um casal, um bebê de um ano e duas crianças, uma de 10 e outra de 12 anos;
  • Em Embu das Artes, na Grande São Paulo, três pessoas, também de uma mesma família, morreram após uma casa ser atingida por um deslizamento de terra na madrugada deste domingo. As vítimas são a mãe e dois filhos — uma menina de quatro anos e um rapaz de 21 anos. Quatro pessoas conseguiram escapar;
  • Em Osasco, o desabamento de uma casa deixou uma pessoa ferida;
  • Em Itapevi, um deslizamento matou um bebê de três meses. Bombeiros resgataram a mãe de 27 anos, que está no Hospital Geral de Itapevi;
  • Em Jaú, no interior de São Paulo, um homem de 61 anos morreu afogado após ter a casa invadida pela chuva;
  • Em Arujá, na Grande São Paulo, um homem de 59 anos morreu depois que seu carro ficou submerso;
  • Em Ribeirão Preto, na noite de sexta-feira (28), um homem de 57 anos morreu após ser arrastado pela enxurrada;
  • Quatro pessoas morreram em Francisco Morato, sendo três crianças e um adolescente;
  • Onze pessoas morreram em Franco da Rocha; há ainda feridos e desaparecidos;
Deslizamento de terra deixa três mortos em Embu das Artes, SP — Foto: Corpo de Bombeiros/Divulgação

Deslizamento de terra deixa três mortos em Embu das Artes, SP — Foto: Corpo de Bombeiros/Divulgação

Em nota, o Ministério do Desenvolvimento Regional lamentou “as vidas perdidas” e se disse “à disposição” para ajudar. Secretário Nacional de Proteção e Defesa Civil, o coronel Alexandre Lucas visitará São Paulo nesta segunda-feira (31).

.

.

.

.

G1

Compartilhe  

últimas notícias