Diário de São Paulo
Siga-nos

Sob pressão e contestado, Thiago Santos ganha chance de redenção em Gre-Nal na Arena

O clássico Gre-Nal desta quarta-feira terá uma mudança forçada no meio-campo do Grêmio, setor que funcionou na vitória do fim de semana. Sem Villasanti,

Sob pressão e contestado, Thiago Santos ganha chance de redenção em Gre-Nal na Arena
Sob pressão e contestado, Thiago Santos ganha chance de redenção em Gre-Nal na Arena

Redação Publicado em 23/03/2022, às 00h00 - Atualizado às 12h04


O clássico Gre-Nal desta quarta-feira terá uma mudança forçada no meio-campo do Grêmio, setor que funcionou na vitória do fim de semana. Sem Villasanti, o contestado Thiago Santos volta ao time titular para a segunda partida da semifinal do Gauchão. Viverá pressão na Arena, mas também chance de redenção.

Convocado para a disputa das duas últimas rodadas das Eliminatórias da Copa do Mundo, o volante paraguaio é desfalque para o clássico decisivo. O camisa 5, que perdeu espaço e foi para o banco nos últimos dois compromissos, deve fazer seu primeiro jogo como titular na Arena com Roger no comando.

O resultado do primeiro jogo diminui o que poderia ser um clima “hostil” entre jogador e torcida, mas a pressão sobre o volante é latente devido a relação desgastada. Por outro lado, pode ser a chance para Thiago Santos iniciar uma retomada dentro do clube. Não significa apagar todas as contestações, mas ao menos mostrar que pode ser útil para o restante do ano.

Desde o jogo contra o Ypiranga, o treinador efetivou Villasanti como o primeiro volante do Grêmio. Para justificar a escolha, chegou a citar conversa com Arce para entender o melhor aproveitamento do paraguaio. Ao lado, Bitello ganhou vaga no time e tornou-se titular com seu desempenho – fez gols nos últimos dois jogos, inclusive.

Antes da vitória sobre o Canarinho, algo curioso ocorreu no momento do anúncio da escalação nos alto-falantes da Arena. A partida era pós-derrota no Gre-Nal por 1 a 0, marcou a saída de Thiago Santos, Orejuela e Janderson entre os 11 iniciais. E o locutor do estádio não citou os atletas reservas, fato comum nas partidas do Grêmio.

Para o Gre-Nal do último fim de semana, o treinador adicionou no meio mais uma peça: Lucas Silva. Apesar de ter Bitello, a formação para o Gre-Nal terá Thiago Santos e Lucas no meio-campo outra vez. No ano passado os dois terminaram o Brasileiro como dupla titular e no início da temporada, ainda com Vagner Mancini, seguiram para os primeiros jogos do Gauchão.

A pressão em cima de Thiago Santos se agravou ainda mais nas duas principais derrotas do time na temporada. Na eliminação na Copa do Brasil para o Mirassol, o volante foi apontado como um dos atletas a falhar nos gols sofridos. No clássico Gre-Nal da primeira fase do Gauchão, o camisa 5 foi titular, em mais um jogo que o time coletivamente não funcionou.

Apesar dos questionamentos a respeito da presença de Thiago Santos no time, Roger Machado sempre fez questão externar a confiança no atleta e dar respaldo. Os dois já trabalharam juntos no Palmeiras em 2018 e se reencontraram clube gaúcho esse ano. Recentemente, o técnico teve uma demorada conversa com o volante no CT Luiz Carvalho, por exemplo.

Nesta quarta-feira, o Grêmio recebe o Inter na Arena a partir das 22h15, pelo jogo de volta da semifinal do Campeonato Gaúcho. Com a vantagem do 3 a 0 construído na ida, o Tricolor pode perder o clássico por até dois gols de diferença que avança para a final da competição.

.

.

.

.

.

.

GE

Compartilhe  

últimas notícias