Diário de São Paulo
Siga-nos

Skype disponibiliza recurso de conversas criptografadas com a mesma tecnologia do WhatsApp

O programa de mensagens e chamadas voz sobre IP (VoIP) Skype, da Microsoft, agora permite que usuários se comuniquem em conversas criptografadas em todas as

Skype disponibiliza recurso de conversas criptografadas com a mesma tecnologia do WhatsApp
Skype disponibiliza recurso de conversas criptografadas com a mesma tecnologia do WhatsApp

Redação Publicado em 28/08/2018, às 00h00 - Atualizado às 15h11


O programa de mensagens e chamadas voz sobre IP (VoIP) Skype, da Microsoft, agora permite que usuários se comuniquem em conversas criptografadas em todas as plataformas em que o programa é atualmente suportado. O recurso tem por base a tecnologia do aplicativo Signal, da Open Whisper Systems — a mesma que foi adotada pelo WhatsApp.

Para iniciar uma conversa privada, é preciso clicar no botão '+ Chat' e depois na opção 'Nova Conversa Privada'. (Foto: Reprodução/G1)

Para iniciar uma conversa privada, é preciso clicar no botão ‘+ Chat’ e depois na opção ‘Nova Conversa Privada’. (Foto: Reprodução/G1)

As conversas privadas não podem ser continuadas em um dispositivo diferente daquele que as iniciou. Por exemplo: se uma conversa foi iniciada no Skype a partir do celular, um computador com Windows não receberá as mensagens daquela conversa, mesmo que o utilizador faça login na mesma conta do Skype. Para continuar falando com o contato em uma conversa criptografada, seria preciso iniciar uma nova conversa privada.

Caso você precisa enviar uma mensagem no chat aberto – disponibilizado para todos os demais aparelhos em que você instalou o Skype –, isso ainda é possível, mesmo sem finalizar o chat secreto.

O motivo dessa restrição é que a chave de criptografia usada para a conversa está armazenada no próprio dispositivo. Portanto, apenas o aparelho em que a conversa foi iniciada dispõe do “segredo” para desembaralhar a comunicação criptografada da conversa.

Uma limitação idêntica existe no Messenger do Facebook, que iniciou a adoção de “chats secreto” em 2016.

A tecnologia do Signal, que foi usada pelo Skype e pelo WhatsApp, é considerada bastante segura para a comunicação com criptografia. Até hoje, nenhum especialista identificou fragilidades nessa criptografia, mas cada aplicativo a adapta conforme suas necessidades — o que pode introduzir certas fraquezas.

Compartilhe  

últimas notícias