Diário de São Paulo
Siga-nos

Sky Brown, do acidente assustador ao bronze em Tóquio aos 13 anos

Hoje, Sky Brown, recuperada no alto de seus 13 anos, sorri com a medalha sob o sol forte de Tóquio. A skatista britânica conquistou o bronze nas Olimpíadas

SKY BROWN
SKY BROWN

Redação Publicado em 04/08/2021, às 00h00 - Atualizado às 08h23


As duas paredes, frente a frente, formavam um vão de quatro metros e meio. Aquela era a casa de Tony Hawk, o maior de todos os tempos, e já seria uma queda e tanto mesmo para ele. A menina, então com apenas 11 anos, tentou uma manobra com o skate e foi ao chão. Fraturou o crânio, o braço esquerdo e os dedos da mão direita. Era maio de 2020. Todos pensaram que ela desistiria. Não foi bem assim.

Veja as voltas de Sky Brown na final do skate park - Olimpíadas de Tóquio

Veja as voltas de Sky Brown na final do skate park – Olimpíadas de Tóquio

Hoje, Sky Brown, recuperada no alto de seus 13 anos, sorri com a medalha sob o sol forte de Tóquio. A skatista britânica conquistou o bronze nas Olimpíadas nesta quarta-feira. Assim como Rayssa Leal, no street, pintou o pódio do Park com cores quase infantis ao lado de Kokona Hiraki, de apenas 12 anos.

– Eu estou tão feliz por estar aqui, tão feliz por estar ao lado delas. Eu já estava feliz por estar em Tóquio. Mas estar aqui e ir ao pódio é insano. Eu sou muito grata por estar aqui.

Sky Brown sorri ao completar a última volta na final: britânica esbanjou carisma em Tóquio — Foto: REUTERS/Mike Blake

Sky Brown sorri ao completar a última volta na final: britânica esbanjou carisma em Tóquio — Foto: REUTERS/Mike Blake

Sky Brown nasceu em Miyazaki, no Japão, filha de Mieko, japonesa e, Stu, britânico. Começou como uma brincadeira, mas logo se profissionalizou. Aos 10 anos, passou a enfileirar recordes e atraiu os holofotes de todo o mundo do skate. Ali, mesmo tão jovem, já era uma estrela. No caminho para as Olimpíadas, poderia ter escolhido o Japão, que passou a investir pesado na modalidade. Mas, sem a pressão britânica por resultados, optou pelo país do pai para representar em Tóquio.

Sky Brown comemora com a bandeira da Grã Bretanha — Foto: REUTERS/Mike Blake

Sky Brown comemora com a bandeira da Grã Bretanha — Foto: REUTERS/Mike Blake

A queda na casa de Tony Hawk quase a afastou do skate. Seus pais a queriam fora do esporte. Sky Brown, porém, pensou diferente.

Skatista Sky Brown sofre acidente de skate ao cair de uma altura de 4 metros no halfpipe — Foto: Reprodução/redes sociais

Skatista Sky Brown sofre acidente de skate ao cair de uma altura de 4 metros no halfpipe — Foto: Reprodução/redes sociais

– Todos os meus amigos me disseram: “Pare de andar de skate, não faça isso”. Mas estou muito feliz por estar aqui. O acidente me deixou mais forte. Estou feliz por estar aqui com eles.

Sky diz não se lembrar de nada do acidente. Enquanto fazia manobras, caiu e já não recorda de mais nada.

– Quero dizer, eu só estava andando de skate, como eu faço todos os dias. E aí eu fui a nocaute. Eu não lembro de nada sobre a queda, mas, aparentemente, quando eu acordei, eu não sabia quem era ou quem era a minha família. Meus pais não queriam mais que eu andasse de skate. Mas eu apenas senti que não poderia parar de andar. Eu apenas disse a eles que eu queria andar. É uma das minhas coisas que eu mais gosto de fazer. Você só tem uma vida e precisa aproveitá-la – disse, em entrevista ao jornal “The Guardian” antes dos Jogos.

Detalhe do capacete de Sky Brown: "Seja corajosa, divirta-se, e faça porque você ama!" — Foto: REUTERS/Mike Blake

Detalhe do capacete de Sky Brown: “Seja corajosa, divirta-se, e faça porque você ama!” — Foto: REUTERS/Mike Blake

A ida aos Jogos, por um momento, também esteve ameaçada. Não pela queda. Os pais de Sky também se preocuparam com a viagem ao Japão em meio à pandemia. Ela, no entanto, os convenceu. Sky Brown é considerada um fenômeno do skate. A britânica, que hoje vive em Oceanside, na Califórnia, soma medalhas e títulos no circuito mundial e nos principais eventos do esporte. Para Sky, a presença do skate nas Olimpíadas vai ajudar a atrair ainda mais o público para o esporte.

– Acho que as Olimpíadas nos deixaram ainda mais próximas. Skate é um esporte incrível. E, depois de assistir às Olimpíadas, as pessoas vão querer buscar mais – afirmou.

Além do skate, Sky também faz bonito no surfe. A britânica costuma postar vídeos ao lado do irmão, Ocean, outro prodígio aos 9 anos.

Amizade com brasileiras

No caminho, Sky também conquistou o carinho das rivais brasileiras. Rayssa Leal, a Fadinha, postou no uma foto em comemoração pelo bronze da amiga. Após a final, Dora Varella e Yndiara Asp também elogiaram a britânica. Na Vila Olímpica, visitou algumas vezes o prédio do Brasil.

– Ela é realmente muito querida como parece. Ela queria fazer até a unha com a gente. É a nossa “parça” – brincou Yndiara.

– Ela é muito legal. E ela adora andar com a gente, nós andamos muito com ela na Califórnia. Ela adora estar com a gente o tempo todo.

Sky Brown faz uma manobra na final do skate park — Foto: REUTERS/Mike Blake

Sky Brown faz uma manobra na final do skate park — Foto: REUTERS/Mike Blake

.

.

.

Fontes: Ge – Globo Esporte.

Compartilhe  

últimas notícias