Diário de São Paulo
Siga-nos

Síndrome do túnel do carpo: dor afasta pessoas do trabalho

De acordo com dados do Ministério do Trabalho e Previdência, um dos principais problemas de saúde que afastaram as pessoas de suas atividades trabalhistas em

Síndrome do túnel do carpo: dor afasta pessoas do trabalho
Síndrome do túnel do carpo: dor afasta pessoas do trabalho

Redação Publicado em 21/10/2021, às 00h00 - Atualizado às 11h30


O que é a lesão que gerou 17.355 afastamentos pelo INSS em 2020 e provoca formigamento e perda de força nas mãos: sintomas, causas e vídeos com exercícios de prevenção e tratamento

De acordo com dados do Ministério do Trabalho e Previdência, um dos principais problemas de saúde que afastaram as pessoas de suas atividades trabalhistas em 2020 foi a Síndrome do Túnel do Carpoque gera dor, dormência e formigamento na mão, no braço e nos dedos: foram 17.355 benefícios concedidos pelo INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). O Eu Atleta conversou com dois médicos especialistas e um fisioterapeuta para falar sobre a condição que incapacitou tanta gente.

O nome vem do fato de que a dor surge em decorrência da compressão do nervo mediano, que passa dentro de uma estrutura chamada túnel do carpo. Esse nervo mediano controla a sensibilidade da palma e dos dedos da mão, com exceção do dedo mínimo, e manda impulsos para os músculos que mexem o polegar. Entre as causas apontadas pelos especialistas estão:

  • Atividades por esforço repetitivo, como digitação no computador ou no celular;
  • Doenças preexistentes, como a artrite reumatoide, diabetes, hipotireoidismo e hipertireoidismo e obesidade;
  • Gestantes também podem desenvolver a síndrome por questões hormonais.
Rotina do home office está entre causas detectadas por especialistas — Foto: Pixabay

Rotina do home office está entre causas detectadas por especialistas — Foto: Pixabay

Além disso, de acordo com Luiz Garcia Mandarano Filho, diretor da Sociedade Brasileira de Cirurgia da Mão, em de 70% a 80% dos diagnósticos da síndrome, não é possível descobrir a causa, é idiopático.

– Em uma parcela conseguimos relacionar com o hipertireoidismo, por exemplo. Essas disfunções da tireoide estão muito presentes em pacientes com diabetes. Nós vemos que há uma relação entre a presença da diabetes com o desenvolvimento da síndrome do túnel do carpo. Assim como a presença de doenças reumáticas também está relacionada com a síndrome – destacou.

Sintomas

  • Formigamento na palma da mão, na região de enervação;
  • Sensibilidade do nervo mediano;
  • Acordar a noite com a mão formigando; é muito frequente ter esse despertar noturno;
  • Algumas pessoas têm perda da força, como deixar cair objetos;
  • Dor.

– A evolução da síndrome dificulta manipular estruturas pequenas e executar tarefas simples, como pregar um botão, enfiar linha em uma agulha, segurar e pegar objetos, amarrar os sapatos e até dificuldade de distinguir o quente do frio. Quanto mais cedo for diagnosticado e iniciado o tratamento, menores as chances de precisar operar – ressalta o presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia da Mão (SBCM), Henrique de Barros Pinto Netto.

Síndrome do túnel do carpo causa dor, formigamento e perda de força na mão — Foto: Istock Getty Images

Síndrome do túnel do carpo causa dor, formigamento e perda de força na mão — Foto: Istock Getty Images

Henrique ressalta ainda que vê frequentemente pacientes com sinovite (inflamação da membrana sinovial, um tecido que reveste a parte interna de algumas articulações), e daí para chegar a Síndrome do Túnel do Carpo é um pulo.

– A pessoa que está em home office, digitando no computador e no celular, daqui a pouco vai lá na cozinha preparar o almoço, arruma a casa e cuida dos filhos etc. Nesse período, a pessoa trabalha mais que 8h diárias. Ela tem hora para começar, mas não tem para terminar, é um trabalho contínuo. Essa rotina (do home office) causa uma inflamação que evolui para compressão do nervo e os sintomas do túnel do carpo – completa.

Tratamento e prevenção

O tratamento pode ser feito com:

  1. Fisioterapia;
  2. Uso de medicamentos prescritos por um especialista;
  3. Uso de tala para imobilizar o punho, principalmente durante a noite.
  4. Esgotadas as possibilidades de tratamento clínico, é indicada a cirurgia.

– Recomenda-se o uso da tala à noite porque a pessoa dobra a mão ou dorme com o braço embaixo do travesseiro, e essa posição aperta o nervo e faz com que o paciente tenha mais sintomas. Por isso o uso de uma ortose para dormir com punho em posição reta é um dos tratamentos que a gente mais emprega – acrescentou Mandarano.

Exercícios indicados

Netto ressalta ainda a importância da prevenção, com atitudes como fazer pausas durante as tarefas diárias.

A fisioterapeuta Bárbara Ribeiro e Silva preparou uma série de exercícios que podem ser feitos para prevenir a síndrome.

Alongamento

Estes exercícios alongam a musculatura da mão, que é prejudicada na síndrome do túnel do carpo, além de alongar também os músculos do braço e antebraço. São ideais para quem já está com os sintomas, mas indicados também para manter essa musculatura alongada naqueles que não têm a síndrome do túnel do carpo, prevenindo o aparecimento do problema.

Dois exercícios de alongamento para prevenção e tratamento da síndrome do túnel do carpo

Alongamento 1: sentada em uma posição confortável, dobre o cotovelo e com a palma da mão voltada para baixo use outra mão para puxar os dedos para trás o máximo possível, não se esquecendo de puxar também o dedão. Se mantenha nessa posição por 30 segundos e troque de mão. Repita esse movimento três vezes em cada mão.

Alongamento 2: em pé de frente para uma mesa, estique os braços, apoie a mão completamente na mesa e gire os polegares para fora, até que seus dedos estejam virados para você. Com os braços bem esticados, jogue levemente o peso do corpo para trás e permaneça nessa posição por 30 segundos. Descanse e repita o processo mais duas vezes. Este exercício também pode ser feito no chão, de joelhos, utilizando o solo como apoio para as mãos.

Mobilidade

Estes exercícios servem para aumentar a mobilidade e a amplitude de movimento da sua mão, facilitando suas atividades de vida diárias.

Dois exercícios para aumentar a mobilidade e amplitude de movimento da mão

Mobilidade 1: sentado em uma posição confortável, feche as mãos e gire o punho para fora dez vezes devagar. Depois, gire para o outro lado também dez vezes. Por último, abra e feche os dedos das mãos devagar dez vezes. Após descansar alguns segundos, repita o circuito mais duas vezes, repetindo dez vezes cada movimento.

Mobilidade 2: sentado em uma posição confortável, com a palma da mão esticada, dobre o dedão, levando-o próximo ao dedo mindinho. Depois, use o dedão para encostar em cada um dos outros quatro dedos. Faça este movimento devagar, cinco vezes com cada dedo. Após realizar esse processo, troque de mão e realize o mesmo exercício, também cinco vezes com cada dedo. Repita esse processo três vezes com cada mão.
Outra maneira de realizar esse exercício é com um elástico de cabelo. Posicione o elástico um pouco abaixo das unhas de forma que ele encoste em todos os dedos. Abra e feche a mão devagar, usando o elástico como resistência. Faça esse movimento 12 vezes, troque de mão e repita o processo mais duas vezes com cada mão.

Fortalecimento

Estes exercícios têm como função o fortalecimento da musculatura de punho e dedos, sendo ótimo tanto para a prevenção como para a reabilitação da síndrome do túnel do carpo. Eles podem ser feitos inicialmente sem resistência, progredindo para serem realizados com um pesinho, uma garrafinha cheia de água ou até mesmo um saco de alimento, conforme a evolução do exercício.

Dois exercícios para fortalecimento da musculatura de punho e dedos

Fortalecimento dos flexores de punho: com a palma da mão voltada para cima, apoie o braço próximo à quina de uma mesa, com apenas o punho para fora da mesa, e mantenha este alinhado com o braço; ou seja, sem que ele esteja dobrado para cima ou para baixo. Saindo desta posição neutra, movimente sua mão para cima, devagar, o máximo que conseguir, voltando para a posição inicial logo em seguida. Faça este mesmo movimento 12 vezes e então realize o mesmo movimento com a outra mão, também 12 vezes. Repita este processo três vezes com cada mão.

Fortalecimento dos extensores de punho: com a palma da mão voltada para baixo, apoie o braço próximo à quina de uma mesa, com apenas o punho para fora da mesa, e mantenha este alinhado com o braço; ou seja, sem que ele esteja dobrado para cima ou para baixo. Saindo desta posição neutra, movimente sua mão para cima, devagar, o máximo que conseguir, voltando para a posição inicial logo em seguida. Faça este mesmo movimento 12 vezes e então realize o mesmo movimento com a outra mão, também 12 vezes. Repita este processo três vezes com cada mão.

Fortalecimento dos músculos abdutores e adutores da mão: com a palma da mão virada de lado, apoie o braço próximo à quina de uma mesa, com apenas o punho para fora da mesa, e o mantenha alinhado com o braço; ou seja, sem que ele esteja inclinado para cima ou para baixo. Saindo desta posição neutra, movimente sua mão para cima e depois para baixo, devagar, o máximo que conseguir. Neste caso, é normal que o movimento para cima seja menor que o movimento para baixo. Faça este mesmo movimento 12 vezes, descanse e então repita o processo mais duas vezes

Fontes:
Bárbara Ribeiro e Silva é fisioterapeuta formada pela Universidade Anhembi Morumbi – UAM, São Paulo. É capacitada em ergonomia e membro da Clínica Care, medicina e reabilitação – Grupo G2 Health Medicina Integrada.
Henrique de Barros Pinto Netto é médico ortopedista traumatologista e cirurgião de mão. Presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia da Mão.
Luiz Garcia Mandarano Filho é médico ortopedista traumatologista e cirurgião de mão. Diretor da Sociedade Brasileira de Cirurgia da Mão.

.

.

.

Globo Esporte

Compartilhe  

últimas notícias