Diário de São Paulo
Siga-nos

Seu telefone parou de tocar?

Esta simples indagação e provocação que faço, conscientemente, traz para o profissional no mundo corporativo uma série de respostas, e posso assegurar que

Seu telefone parou de tocar?
Seu telefone parou de tocar?

Redação Publicado em 11/07/2018, às 00h00 - Atualizado às 10h18


Esta simples indagação e provocação que faço, conscientemente, traz para o profissional no mundo corporativo uma série de respostas, e posso assegurar que muitas delas não são tão agradáveis quanto gostaríamos.

Um dos principais indicadores que temos em momentos de crise ou turbulência, e que vivenciamos em nosso país nos dias de hoje está diretamente relacionado ao nosso nível de “empregabilidade”, e consequentemente podendo gerar maior ou menor insegurança para todos os profissionais.

Este simples questionamento traz uma série de desdobramentos que poderemos analisar com um pouco mais de cuidado e calma. O fato de nosso telefone parar de tocar, e entendam telefone, como apenas um dos meios de comunicação dentre muitos que temos hoje em dia, como também redes sociais, e-mails, chats, mensagens, etc… é um sinal claro de que algumas coisas não estão caminhando muito bem, e poderemos com este diagnóstico relatar alguns importantes pontos, dentre os quais destaco:

  • Networking: Sim isto mesmo, seu networking não está sendo bem trabalhado. Já comentei sobre a importância deste tema em alguns outros artigos, e reforço aqui novamente, a importância do networking ativo, isto mesmo, ativo, ou seja em atividade, vivo, constante e de alguma forma, bem trabalhado!!!
  • Capacitação: É muito importante estar em constante evolução. É fundamental que o profissional busque o desenvolvimento e especialização em sua área profissional, e que também possa investir em sua comunicação em outro idioma, é básico falar isto, mas me deparo no dia-a-dia com profissionais que não atendem à este requisito. Como falar o segundo idioma já é considerado básico, portanto, invistam no terceiro, quarto, etc..
  • Nome e Sobrenome: Isto mesmo, invista no seu marketing pessoal para ser conhecido pelo que e quem você é. Como já comentado, ser conhecido somente pela empresa que você representou ou representa não te ajudará muito em sua busca e crescimento.
  • Equipe e liderança: Como todos sabemos, gerenciar equipe sempre foi um grande desafio, e muitos profissionais nos dias de hoje buscam ter esta experiência, mas da mesma forma que conquistam este objetivo, não se dão conta da riqueza que esta oportunidade poderá trazer a médio e longo prazo.

Desta forma, posso garantir, profissionais que você teve como subordinados em algum momento no passado, atualmente podem estar em posições de liderança ou até mesmo empreendendo, e fatalmente poderão vir a ser seu futuro líder…já pensou nisto?

Portanto, desenvolver equipes e ser reconhecido como um grande líder poderá sempre ajuda-los, seja pelo networking ou reconhecimento.

Acredito,  que para mantermos nosso telefone sempre pronto para atender uma nova chamada, e mantermos nossa “empregabilidade” em alta, será muito importante colocarmos em prática um pouco do que falamos acima.

Compartilhe  

últimas notícias