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Serviço do Sebrae de Rio Preto ajuda empresários a identificar e a resolver problemas

a cartilha do bom empreendedor diz que ele precisa ter o máximo de informações sobre o negócio que está tocando. Isso serve para que ele possa elaborar planos

Serviço do Sebrae de Rio Preto ajuda empresários a identificar e a resolver problemas
Serviço do Sebrae de Rio Preto ajuda empresários a identificar e a resolver problemas

Redação Publicado em 26/03/2017, às 00h00 - Atualizado às 19h47


a cartilha do bom empreendedor diz que ele precisa ter o máximo de informações sobre o negócio que está tocando. Isso serve para que ele possa elaborar planos e estratégias e se manter estável na área. Um serviço do Sebrae de São José do Rio Preto (SP) está ajudando o empresário a identificar, de forma rápida, quais os principais problemas e dando dicas de como tentar resolver.

São praticamente 10 minutos de perguntas e respostas. São 32 perguntas para o empresário responder em cinco áreas. É um check-up rápido que o Sebrae desenvolveu para diagnosticar os problemas nas empresas. O resultado, como se fosse um raio X do estabelecimento sai na hora, uma máquina imprimi o diagnóstico. “O programa que a gente utiliza gera um diagnóstico, que imprimi e deixa para o empresário os pontos que devem ser melhorados e o que o Sebrae pode ajudar nessa melhora”, afirma o agente do Sebrae Henrique Taufic Pinto.

Além de o empresário saber quais áreas ele precisa melhorar, no próprio papel do resultado sai indicações para cursos de graça no Sebrae que o empreendedor pode fazer para melhorar seu negócio. “Não imagina que seria desse jeito, saísse na hora, isso é bom que vamos tentar melhorar onde precisa”, afirma o dono de bar Robledo Domingos Mezacasa, que participou do projeto.

O fechamento das empresas é o principal objetivo do Sebrae. Foi feita uma pesquisa que apontou: três em cada dez empresas em Rio Preto fecham as portas nos dois primeiros anos.

O cenário em Rio Preto é um pouco melhor do que a média do Estado, mas a última pesquisa do Sebrae mostrou que o faturamento das micro e pequenas empresas do Estado de São Paulo registrou a 23ª queda consecutiva. Para não entrar nesta lista, o dono de lotérica Elder José de Paula traçou novas metas. Ele recebeu a visita do Sebrae e agora sabe exatamente quais pontos precisa melhorar. “Não temos cadastros de clientes, telefone, para ter contato maior. Temos oportunidades para melhorar e agregar valores e resultados”, diz.

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