Destaque Principal Geral

Serviço de saneamento alerta para falta de água generalizada em Iracemápolis

REPRODUÇÃO | (G1)
Redação
Escrito por Redação

Sistema de tratamento e distribuição está sobrecarregado devido a alto consumo, diz autarquia.

O Serviço de Água e Esgoto (SAE) de Iracemápolis (SP) fez um comunicado à população alertando que, se o consumo não for reduzido, faltará água em toda a cidade.

O fato independe da situação das três represas da cidade (Municipal, Iracema e Boa Vista), que estão com bom nível de armazenamento, segundo a autarquia.

“O que precisa ficar claro é que não basta ter água nas represas. É preciso retirá-la dos reservatórios, tratar o líquido na Estação de Tratamento e distribui-lo para cerca de 10 mil imóveis. A capacidade que a ETA tem de realizar esse procedimento encontra-se esgotada, com sobrecarga diária”, informou o diretor do SAE, Beranilso Dias Fraga, em nota.

De acordo com ele, o consumo de água tem aumentado bastante em Iracemápolis. “Até o ano passado, eram tratados em média seis milhões de litros de água por dia. Porém, nos últimos meses, estamos tratando quase oito milhões de litros por dia, excedendo o limite”.

Por esse motivo, a prefeitura orienta que a população adote medidas de economia. “Em pleno 2020, não dá mais para admitir que se use água tratada para lavar calçada. É água potável, não pode ser desperdiçada”, frisa o diretor.

Entre as orientações do SAE, está reduzir tempo no banho, jamais lavar calçada ou carro com água tratada, consertar vazamentos, usar a descarga com consciência e lavar roupa com menos frequência.

Entre as medidas que a prefeitura informou que vem adotando nos últimos anos está a escavação da Represa Iracema para ampliar a capacidade de armazenamento.

.

.

.

Por G1

Sobre o autor

Redação

Redação

%d blogueiros gostam disto: