Diário de São Paulo
Siga-nos

‘Serão as mais sujas e sórdidas campanhas eleitorais da história do país’, diz Doria sobre eleições de 2022

O governador de São Paulo e pré-candidato à Presidência da República pelo PSDB, João Doria, disse que as campanhas eleitorais das eleições de 2022 serão as

‘Serão as mais sujas e sórdidas campanhas eleitorais da história do país’, diz Doria sobre eleições de 2022
‘Serão as mais sujas e sórdidas campanhas eleitorais da história do país’, diz Doria sobre eleições de 2022

Redação Publicado em 10/12/2021, às 00h00 - Atualizado às 12h18


O governador de São Paulo e pré-candidato à Presidência da República pelo PSDB, João Doria, disse que as campanhas eleitorais das eleições de 2022 serão as “mais sujas e sórdidas” da história do país, principalmente por conta das redes sociais. A declaração foi dada na noite desta quinta-feira (9) no programa Conversa com o Bial, da TV Globo.

“2022 serão as mais sujas e sórdidas campanhas eleitorais da história do país. Eu falo campanhas porque não é apenas a campanha presidencial, temos as campanhas para os governos estaduais, para o Senado, para a Câmara Federal, para as Assembleias Legislativas”, afirmou Doria.

Ele ressaltou que extremistas gostam de intimidar e humilhar profissionais da imprensa, principalmente mulheres, e adversários políticos.

“Serão campanhas sórdidas e sujas porque extremistas gostam disso, gostam de intimidar, gostam de emparedar, gostam de mentir, gostam de construir narrativas falsas, gostam de intimidar jornalistas, gostam de humilhar mulheres jornalistas, gostam de emparedar intelectuais, gostam de emparedar adversários com mentiras de toda ordem e espécie”, disse.

Durante a entrevista, o tucano voltou a dizer que é contra a reeleição e que defende um mandato presidencial de 5 anos.

Ele também disse que “o Brasil ainda não está preparado para ter reeleição” porque os políticos assumem os mandatos pensando na reeleição quando deveriam se concentrar na eficiência da gestão da administração pública.

“Portanto, se eu tiver a oportunidade de ser presidente da República, primeiro, não serei candidato à reeleição em hipótese alguma. Segundo, trabalharei com o Congresso Nacional para que possamos ter uma reforma política cessando, finalizando reeleição e até termos mandatos de 5 anos”, declarou.

Desde que foi eleito prefeito da cidade de São Paulo, em 2016, Doria já dizia ser contra as reeleições. Após vencer e assumir o cargo de prefeito, concorreu ao cargo de governador nas eleições seguintes, deixando seu vice, o prefeito Bruno Covas (PSDB) em seu lugar.

Sobre seu ex-aliado e padrinho político, o ex-governador Geraldo Alckmin (PSDB), com quem rompeu nas últimas eleições após apoiar a eleição do atual presidente Jair Bolsonaro, Doria diz que respeita a posição de Alckmin sobre uma posição formação de chapa com o ex-presidente Lula. No entanto, disse ser contra o governo petista.

“Eu estarei do outro lado, eu estarei combatendo o Lula nas eleições de 2022, e combatendo o roubo, o assalto ao dinheiro público e a famosa frase cultiva por Lula e alguns aliados dele de que ‘os fins justificam os meios’, eu não acredito que os fins justificam os meios, ninguém tem direito de roubar dinheiro público, ainda que faça políticas públicas para os mais pobres e os mais humildes. Faça, sim, mas faça de maneira honesta e decente, sem roubar dinheiro público.”

Questionado sobre quando se arrependeu de ter apoiado do BolsoDoria, slogan criado por ele nas últimas eleições para ganhar apoio dos eleitores de Bolsonaro e angariar mais votos para conquistar o cargo no Palácio dos Bandeirantes, Doria disse que seu arrependimento ocorreu bem antes do início da pandemia de Covid-19.

“Eu e milhares de brasileiros fomos enganados, compramos um sonho e recebemos um pesadelo. Bolsonaro prometia um governo liberal, com Sérgio moro defendendo a Justiça, defendendo a Lava Jato, um governo que com o Luiz Henrique Mandetta defenderia a saúde e a proteção às pessoas. Logo no início, muito antes da pandemia, ele abandonou completamente esses princípios”, justificou.

.

.

.

.

G1

Compartilhe  

últimas notícias