Diário de São Paulo
Siga-nos

Senegal recebe heróis da Copa Africana de Nações após título inédito

Alguns se balançavam de cima de uma estrutura de outdoor. Outros dançavam sobre o asfalto. Quando a seleção nacional de futebol do Senegal aterrissou na

Senegal recebe heróis da Copa Africana de Nações após título inédito
Senegal recebe heróis da Copa Africana de Nações após título inédito

Redação Publicado em 07/02/2022, às 00h00 - Atualizado em 08/02/2022, às 06h07


País faturou troféu neste domingo, após vencer o Egito nos pênaltis

Alguns se balançavam de cima de uma estrutura de outdoor. Outros dançavam sobre o asfalto. Quando a seleção nacional de futebol do Senegal aterrissou na capital Dacar após vencer sua primeira Copa Africana de Nações, cada um dos milhares de rostos presentes para recebê-los em casa estava em êxtase.Senegal recebe heróis da Copa Africana de Nações após título inéditoSenegal recebe heróis da Copa Africana de Nações após título inédito

O craque Sadio Mané converteu o pênalti decisivo para selar a vitória do Senegal na disputa por pênaltis contra o Egito, que terminou em 4 a 2, após um empate de 0 a 0 na decisão, em Yaoundé, em Camarões, na noite anterior.

Foi uma vitória muito esperada para o país da África Ocidental que caiu para a Argélia na última final da Copa das Nações, em 2019. O Senegal também chegou à final do torneio em 2002, mas perdeu para Camarões nos pênaltis.

Sons de fogos de artifício, buzinas e aplausos ecoaram durante a noite em Dacar e manhã adentro nesta segunda-feira (7), quando centenas de pessoas vestindo camisetas de futebol ou envoltas em bandeiras senegalesas se reuniram do lado de fora do aeroporto para aguardar o retorno do time.

“Perdemos esses jogos há muito tempo. Estou assistindo o time desde os anos 1970, esperando”, disse Thierno Niane, um programador de computador de 60 anos, que veio dos subúrbios de Dacar horas antes para torcer pelo time.

“Ontem à noite eu estava chorando na frente da minha família – minha esposa e meus filhos”, acrescentou.

A música de dança senegalesa ecoou dos alto-falantes sobre a multidão de fãs enquanto a equipe descia do avião para receber as boas-vindas destinadas aos heróis. As estradas ao redor do aeroporto fluíam com uma enxurrada de torcedores que seguia até onde a vista alcançava.

“Estamos muito felizes e orgulhosos de nossos leões”, disse Amina Cisse, que apoia a seleção. “Nossos sonhos se tornaram realidade.”

Reportagem adicional de Diadie Ba e Edward McAllister

.

.

.

Agencia Brasil

Compartilhe  

últimas notícias