Diário de São Paulo
Siga-nos

Senador Major Olimpio e Diego Freire – LAVA JATO: O RESGATE DA ÉTICA NO BRASIL

Por Senador Major Olimpio e Diego Freire

Senador Major Olimpio e Diego Freire – LAVA JATO: O RESGATE DA ÉTICA NO BRASIL
Senador Major Olimpio e Diego Freire – LAVA JATO: O RESGATE DA ÉTICA NO BRASIL

Redação Publicado em 03/09/2020, às 00h00 - Atualizado às 14h56


LAVA JATO: O RESGATE DA ÉTICA NO BRASIL

Por Senador Major Olimpio e Diego Freire

“A corrupção dos governantes quase sempre começa com a corrupção dos seus princípios”, com a máxima do escritor e filósofo francês, Barão de Montesquieu, observo após seis anos de trabalho exitoso em prol do Brasil, a Operação Lava Jato vivendo seus dias mais delicados.

Considerada pela Polícia Federal como a maior investigação de corrupção da história do Brasil, tendo sua fase ostensiva iniciada em março de 2014 com o cumprimento de mais de cem mandados de busca e apreensão, prisões temporárias, preventivas e conduções coercitivas.

Ela conseguiu desarticular um esquema que desviava dinheiro de estatais, pagava propinas a políticos e ainda movimentava dinheiro ilícito por meio de empresas de fachada e empreiteiras.

Após tudo isso, observamos atônitos ataques orquestrados para satanizar e condenar a operação Lava Jato, seus procuradores e apoiadores.

Uma tentativa de assassinato de reputação a aqueles que defendem a Justiça. Fomentar uma narrativa política que destrua a credibilidade das operações de combate à corrupção que mudaram a face do Brasil, em destaque à Operação Lava Jato é um desserviço à população brasileira.

Mas afinal, a quem interessa o fim da Lava Jato?
Em geral, apenas aos malfeitores!

Estamos vivendo num país onde o correto e a conduta idônea do cidadão, cuja prática deveria ser corriqueira e normal, hoje é tratada como ato “heróico”*. O óbvio está sendo deixado de lado, e se tornou extinto em nosso meio, e quando praticado, é memorável em uma capas de jornal.

O cidadão que acha uma carteira na rua e devolve, o empresário que não inflaciona seus produtos ou o político que não está envolvido em escândalos ou corrupção, é algo de se admirar. Ora, tais atitudes é o que se espera. Ou não?!

Será que estamos fadados a uma nação abandonada dos bons valores?

A extinção do bom brasileiro, aquele que faz sempre o correto, que não aceita o “jeitinho”

O fato é que a atuação da Lava Jato no Brasil trouxe a esperança ou o resgate de paradigmas na vida do brasileiro.

Essa Operação não deu apenas uma sobrevida à economia perante o cenário internacional, para que empresas possam acreditar e investir em nosso país sem risco de levar “calote”, e um aceno à política que precisamos de representantes comprometidos com as demandas do coletivo, e não do seu bel prazer, mas ela resgatou a ética do brasileiro, que ora andava esquecida.

À medida que a Lava Jato avança, vamos descobrindo os mal feitores que dilapidaram o Brasil e como eles se articularam para desviar bilhões dos cofres públicos.

A Lava Jato conta e contou a história da Justiça no Brasil. Um marco no processo de combate à corrupção, levando para a cadeia grandes ladrões de colarinho branco que dilapidaram nosso País.

Essa importante operação tirou o PT do Poder e elegeu Jair Bolsonaro a presidência da República, além disso devolveu aos cofres públicos recursos desviados.

A impunidade histórica que reinava em nosso país transformou os poderosos numa casta intocável e imune aos rigores da lei. No entanto, a atuação da Força-Tarefa baseada em Curitiba foi o ponto fora da curva que mostrou ser possível materializar o sonho de uma nação mais justa e igualitária.

Olha o trabalho que fez Sergio Moro! Olha o trabalho que fizeram os procuradores da Lava Jato que por sua vez até setembro desse ano decorrido, foram coordenados por Deltan Dallagnol.

O povo brasileiro não pode se calar. Vamos até às últimas consequências e exigir, em nome do povo brasileiro, atitude da PGR, dos Poderes Constituídos, força para a Lava Jato, força para o Brasil. A lei é para todos…

Vamos nos mobilizar cidadãos! Não podemos deixar que acabem com a Lava Jato pelo bem do Brasil!

Major Olimpio é senador da República por São Paulo

Senador Major Olimpio e Diego Freire - LAVA JATO: O RESGATE DA ÉTICA NO BRASIL

Diego Freire é jornalista e pós-graduado em Ciência Política

Senador Major Olimpio e Diego Freire - LAVA JATO: O RESGATE DA ÉTICA NO BRASIL

Compartilhe  

últimas notícias