Sem categoria
Senado aprova redefinição do crime de denunciação caluniosa
O Projeto de Lei altera a definição do crime de denunciação caluniosa, como são chamadas as denúncias contra pessoas conhecidamente inocentes
O Senado aprovou, nesta quarta-feira (2), um Projeto de Lei (PL) que altera a definição do crime de denunciação caluniosa, como são chamadas as denúncias contra pessoas conhecidamente inocentes. O PL, que faz mudanças para deixar a interpretação da lei mais restrita e objetiva, vai à sanção presidencial.
O relatório do senador Ângelo Coronel (PSD-BA) elencou três procedimentos que, se realizados contra pessoas sabidamente inocentes, se configuram como denunciação caluniosa: processo administrativo disciplinar, inquérito civil e ação de improbidade administrativa.
Além disso, não será a simples abertura de um procedimento administrativo, como sindicância ou notícia de fato, que se enquadrará nesse crime. Será necessário que o procedimento instaurado em decorrência da denúncia falsa tenha caráter sancionador e acusatório, e não meramente investigativo.
Denunciação caluniosa é considerado crime contra a administração da Justiça e sua pena é de reclusão de dois a oito anos e multa. Coronel lembrou a importância da lei em um contexto no qual pessoas, sobretudo políticos, são vítimas de notícias falsas.
Para ele, a denunciação caluniosa está cada vez mais presente, em um contexto de pressão política e “práticas negociais descabidas”.
“Se temos sofrido com as chamadas fake news contaminando o ambiente público, é ainda mais perigosa a conduta de quem sabe da inocência alheia e promove procedimento acusatório baseado em falsidades. É contra isso, e pela sempre necessária restauração de um padrão ético fundado na boa-fé, que julgo meritório o presente projeto de lei”.
.
.
.
Agência Brasil
-
Economia7 horas atrás
Petrobras sobe preços do diesel e da gasolina novamente
-
Política1 hora atrás
A convite de Roberto Jefferson e Jair bolsonaro, Casale assume o PTB regional em São José do Rio Preto
-
Colunistas2 horas atrás
Rogério Carvalho e José Luis Oreiro: Os problemas insanáveis da PEC 186, para além da revogação dos pisos de educação e saúde
-
Tecnologia23 horas atrás
Google oferece capacitação profissional gratuita para mulheres
-
saúde24 horas atrás
Rosa Weber determina que Ministério da Saúde custeie leitos de UTI na Bahia, Maranhão e São Paulo
-
saúde10 horas atrás
Começa nesta segunda-feira a fase laranja da quarentena na Grande SP
-
Política5 horas atrás
Mourão: única saída da pandemia é vacinar todo mundo, o resto é paliativo
-
Futebol20 horas atrás
Com polêmicas, São Paulo só empata com Botafogo-SP na estreia de Crespo