Diário de São Paulo
Siga-nos

Semana Mundial de Amamentação tem atividades no Centro-Oeste Paulista

A campanha nacional de aleitamento materno, que recebeu o nome de Agosto Dourado e tem como tema “Amamentação é a Base da Vida”, terá início nesta

Semana Mundial de Amamentação tem atividades no Centro-Oeste Paulista
Semana Mundial de Amamentação tem atividades no Centro-Oeste Paulista

Redação Publicado em 31/07/2018, às 00h00 - Atualizado às 16h39


Campanha conhecida como Agosto Dourado tem início nesta quarta-feira (1º) com atividades educativas, palestras e ‘mamaço’ em cidades como Bauru, Botucatu, Assis, Agudos e Barra Bonita.

A campanha nacional de aleitamento materno, que recebeu o nome de Agosto Dourado e tem como tema “Amamentação é a Base da Vida”, terá início nesta quarta-feira (1º) com atividades em várias cidades do Centro-Oeste Paulista.

A Semana Mundial da Amamentação (1° a 7 de agosto) visa reforçar a importância do leite materno para o desenvolvimento das crianças até dois anos e exclusivo até os seis meses de vida, segundo a orientação da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Em Bauru, os eventos têm início na próxima quinta-feira (2) e serão desenvolvidos no Senac (Avenida Nações Unidas 10-22).

Os cursos e palestras têm como objetivo informar sobre o modo como a amamentação está ligada à boa nutrição, segurança alimentar e redução da pobreza. Os eventos são gratuitos, mas os interessados precisam fazer inscrição no site do Senac, que tem também a lsta completa dos cursos.

No sábado (4), das 14h às 18h, está programada a segunda edição do evento Hora do Mamaço de Bauru, no Parque Vitória Régia.

‘Mamaço’ e palestras na região

Em Botucatu, diversas atividades estão programadas para celebrar a Semana do Aleitamento. Haverá atividades educativas e de apoio ao aleitamento materno em todas as Unidades de Saúde da cidade.

No sábado (4/8), a partir das 9h, será realizada reunião na Praça do Bosque com mães que amamentam, grávidas e profissionais da saúde para a promoção e apoio ao aleitamento.

Às 10h30 será realizado um “mamaço” (reunião de mães amamentando seus filhos simultaneamente) em volta da fonte luminosa, promovido pelo Grupo de Apoio a Gestação (Gestar).

No domingo (5), durante o evento “A Avenida é Sua”, a partir das 8h, profissionais da saúde falarão sobre a importância do aleitamento materno. Na segunda (6), na Câmara de Vereadores, haverá uma palestra a partir das 20h e um “mamaço” na plenária.

Em Barra Bonita, enfermeira do Grupo de Gestantes fará palestra na quarta-feira (1º), às 14h, sobre os benefícios do aleitamento materno para a mãe e o bebê, além de passar técnicas de amamentação, como a pega correta, contato pele-a-pele e outras orientações. A palestra será oferecida na Escola Alzira Kruger Ghuter (antigo Sesi).

Em Assis, serão feitas palestras e rodas de conversa para o cuidado da mãe e do bebê nas Unidades Saúde da Família (UFS) e Unidades Básicas de Saúde (UBS). A primeira será nesta quinta-feira (2), às 14h, na ESF Progresso e Vitória.

Na sexta-feira (3), a palestra será na Sala de Conselhos da Secretaria da Saúde, das 8h às 10h, com a médica especialista Adriele Delchiaro.

Na próxima terça-feira (7), as palestras serão simultaneamente na UBS da Vila Operária e do Bonfim, às 8h. Na quarta (8), às 14h, a palestra será na ESF Prudenciana. E na sexta (10), às 14h, será a vez da ESF do Jardim 3 Américas.

Em Agudos, o Programa Aconchego realiza a 4ª Semana Municipal de Incentivo ao Aleitamento, que será aberta nesta quarta-feira (1º) com Ciclo de Palestras no Salão Santo Antônio, a partir das 9h.

Na sexta-feira (3), as palestras com a nutricionista Patrícia Fabri acontecem nos postos São Vicente (8h30) e Moussa Tobias (8h). A profissional também fará palestras no Posto Pampulha (segunda, 6, às 8h), no Posto Jardim Cruzeiro (terça, 7, às 13h30) e no Posto Madri (quarta, 8, às 8h30).

Compartilhe  

últimas notícias