Diário de São Paulo
Siga-nos

Sem distanciamento, disseminação de coronavírus é 35 vezes maior

Áreas que não adotam nenhuma política de distanciamento social enfrentam 35 vezes mais casos do coronavírus, de acordo com um estudo publicado na revista

Diário de São Paulo
Diário de São Paulo

Redação Publicado em 16/05/2020, às 00h00 - Atualizado às 17h27


Aumento acontece com escolas e outros serviços funcionando normalmente

Áreas que não adotam nenhuma política de distanciamento social enfrentam 35 vezes mais casos do coronavírus, de acordo com um estudo publicado na revista médica Health Affairs.

A pesquisa avaliou as políticas que determinam o distanciamento social e descobriu que, quanto mais tempo uma medida estava em vigor, mais lenta é a taxa de crescimento diário da Covid-19.

Pesquisadores da Universidade de Kentucky, da Universidade de Louisville e da Universidade Estadual da Geórgia analisaram casos confirmados de coronavírus nos Estados Unidos entre 1º de março e 27 de abril, totalizando cerca de 1 milhão relatados na época, ilustrando “o perigo potencial de propagação exponencial no país com ausência de intervenções.”

Para políticas de distanciamento social que duraram pelo menos 16 a 20 dias, a taxa diária de infecção caiu mais de 9 pontos percentuais, de acordo com o estudo. Políticas com duração de 15 dias ou menos também viram declínios na taxa de infecção diária, descobriram os pesquisadores.

Tais medidas de distanciamento social, exigidas por 95% do país, incluem pedidos de abrigo no local, fechamento de escolas, proibição de grandes eventos e o fechamento de academias, bares e restaurantes.

Lugares sem ordens de distanciamento social corriam um risco substancialmente maior de infecção . “Mantendo constante a quantidade de distanciamento social voluntário, esses resultados implicam uma propagação 10 vezes maior até 27 de abril e uma propagação mais de 35 vezes maior sem nenhuma das quatro medidas”, escreveram os pesquisadores.

As descobertas ocorrem à medida que mais estados americanos iniciam o processo de reabertura, facilitando restrições e diretrizes de distanciamento social.

Embora o distanciamento social tenha mantido mais americanos saudáveis, alguns estados já estão com semanas de suspensão das restrições. Eles expressaram esperança de que a pesquisa forneça aos legisladores um recurso sobre os benefícios do distanciamento social.

“Mais pesquisas são necessárias à medida que etapas graduais e não testadas para a reabertura são tomadas em todo o país”, concluíram os pesquisadores.

IG

Compartilhe  

últimas notícias