Diário de São Paulo
Siga-nos

Sem chuva há mais de 40 dias, Sorocaba e Jundiaí têm umidade do ar abaixo de 30%

As cidades de Sorocaba e Jundiaí (SP) estão sem chuva há 42 dias, segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Com o tempo seco vem a

Sem chuva há mais de 40 dias, Sorocaba e Jundiaí têm umidade do ar abaixo de 30%
Sem chuva há mais de 40 dias, Sorocaba e Jundiaí têm umidade do ar abaixo de 30%

Redação Publicado em 26/07/2017, às 00h00 - Atualizado às 11h36


As cidades de Sorocaba e Jundiaí (SP) estão sem chuva há 42 dias, segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Com o tempo seco vem a preocupação com a umidade relativa do ar, que não deve passar dos 30% nesta quarta-feira (26).

A última vez que a chuva atingiu as duas cidades foi no dia 14 de junho. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o nível ideal de umidade do ar para o organismo humano gira entre 40% e 70%.

Ainda de acordo com a OMS, é considerado estado de atenção quando a umidade do ar varia entre 20 e 30%, estado de alerta entre 12 e 20% e estado de emergência é quando a umidade fica abaixo dos 12%. (Confira abaixo algumas dicas para evitar danos com o tempo seco)

De acordo com os meteorologistas do Inmet, o tempo seco, que é uma característica do inverno, ocorre pois uma massa de ar seco está impedindo que as frentes frias que chegam do litoral entrem no estado. Até existe um aumento nos ventos e na umidade, mas que não é suficiente para provocar chuva.

Para este fim de semana está prevista uma nova frente fria, que deve chegar entre sábado (29) e domingo (30), mas que só vai ter capacidade de aumentar a nebulosidade no litoral do estado. Ainda segundo o Inmet, não tem previsão de chuva até o começo de agosto.

 (Foto: )

(Foto: )

Compartilhe  

últimas notícias