Diário de São Paulo
Siga-nos

Seletiva do Carioca começa neste sábado com seis times em busca de uma vaga na fase principal

Seis clubes e um só objetivo: conquistar a tão sonhada vaga na fase principal do Campeonato Carioca. Neste sábado, America, Americano, Cabofriense,

Seletiva do Carioca
Seletiva do Carioca

Redação Publicado em 15/01/2021, às 00h00 - Atualizado às 17h49


America, Americano, Cabofriense, Friburguense, Sampaio Corrêa-RJ e Nova Iguaçu vão disputar a classificação; veja como chega cada equipe

Seis clubes e um só objetivo: conquistar a tão sonhada vaga na fase principal do Campeonato Carioca. Neste sábado, America, Americano, Cabofriense, Friburguense, Sampaio Corrêa e Nova Iguaçu vão dar o pontapé inicial na seletiva do estadual do Rio, que este ano vai premiar apenas um time com a classificação para disputar a elite.

Os seis clubes vão se enfrentar no formato “todos contra todos” em ida e volta até o dia 25 de fevereiro. Quem terminar em primeiro, de acordo com o somatório de pontos e critérios de desempate, se credencia para jogar posteriormente com Fluminense, Flamengo, Botafogo, Vasco, Bangu, Boavista, Macaé, Madureira, Portuguesa, Resende e Volta Redonda em busca do título de campeão carioca.

As cinco equipes que não conseguirem vaga na fase principal do Campeonato Carioca, jogarão obrigatoriamente a Série A2 estadual ainda em 2021, de acordo com o regulamento da Ferj.

Os jogos de abertura serão:

  • America x Sampaio Corrêa – no Giulite Coutinho – às 15h
  • Nova Iguaçu x Friburguense – no Laranjão – às 15h
  • Americano x Cabofriense – em Cardoso Moreira – às 15h

Veja abaixo como chega cada clube para a Seletiva.

America

Um dos clubes mais tradicionais do Rio de Janeiro, o America vai em busca do tão sonhado acesso para a fase principal com 29 jogadores no elenco. Treinando desde o 21 de dezembro, no estádio Giulite Coutinho, em tempo integral, a equipe seguiu a linha de apostar em nomes conhecidos para a competição e terá dentre eles o lateral Richarlyson, ex-São Paulo, que foi a grande contratação da equipe para o estadual.

Treinador: Álvaro Gaia
Nomes conhecidos: Deola, ex-Palmeiras, Richarlyson, ex-São Paulo e Christianno, ex-Vasco
Onde vai mandar os jogos: Estádio Giulite Coutinho, no Rio de Janeiro (estádio próprio).

Americano

Outro clube tradicional que sonha em retornar à elite do Rio é o Americano. Para a competição, o clube realizou 21 contratações e a profissionalização de quatro jogadores da base. Promoveu também o retorno de alguns atletas que estavam emprestados. Ao todo, a equipe tem 30 jogadores, mas nenhum “medalhão”. A pré-temporada do time foi toda feita no CT Eduardo Viana, desde o dia 7 de dezembro.

Treinador: Caé Cunha
Nomes conhecidos: não tem medalhões.
Onde vai mandar os jogos: no estádio Antonio Ferreira de Medeiros, em Cardoso Moreira

Cabofriense

Com um grupo de 30 atletas, a Cabofriense manteve a base da equipe que tentava o acesso na Série D. Após a eliminação na competição para o São Luiz-RS, o elenco teve um período de folga, mas retornou aos trabalhos em dezembro visando o estadual. Sem nenhum medalhão, o time fez a preparação para a Seletiva em Cabo Frio.

Cabofriense manteve a base que disputou a Série D — Foto: Bruninho Volotão / Cabofriense

Cabofriense manteve a base que disputou a Série D — Foto: Bruninho Volotão / Cabofriense

Treinador: Rogério Corrêa.
Nomes conhecidos: não tem medalhões.
Onde vai mandar os jogos: estádio Aliar Correa, o Correão, em Cabo Frio (estádio próprio).

Friburguense

O Friburguense iniciou a preparação para o estadual no dia 15 de dezembro, com um grupo reduzido de jogadores, a maioria do sub-20. O elenco só esteve completo no início deste ano, devido às dificuldades financeiras, principalmente. Toda a preparação do time foi feita em Nova Friburgo. Sem nenhum medalhão na equipe, mas contando com veteranos que já marcaram época no time, o elenco tem aproximadamente 30 jogadores.

Treinador: Cadão (Ricardo Jerônimo)
Nomes conhecidos: não tem medalhões.
Onde vai mandar os jogos: Estádio Eduardo Guinle, em Nova Friburgo (estádio próprio).

Sampaio Corrêa

Cara nova na Seletiva, o Sampaio Corrêa chega como uma das equipes mais estruturadas na busca pela classificação. O clube, que vai completar 15 anos em fevereiro, já tem estádio próprio, paga salários a cada 15 dias e conta até mesmo com um CT, onde realizou a preparação para o estadual. Um dos nomes conhecidos na equipe é o atacante Alexandro, ex-Botafogo, que acabou ficando conhecido como Alex “Créu”.

Treinador: Tinoco
Nomes conhecidos: Alexandro, ex-Botafogo
Onde vai mandar os jogos: Lourival Gomes de Almeida, em Saquarema (estádio próprio)

Nova Iguaçu

Com 29 jogadores no elenco, o Nova Iguaçu chega para a Seletiva recém-promovido da Série B1 do Carioca. A preparação da equipe está sendo feita através de treinamentos diários na cidade que dá nome ao time. Surpresa dos “pequenos” em edições passadas do Carioca, a Laranja da Baixada manteve a base que garantiu o acesso no fim de 2020.

Treinador: Carlos Vitor
Nomes conhecidos: não tem medalhões.
Onde vai mandar os jogos: Laranjão, em Nova Iguaçu (estádio próprio).

.

.

.

GE – Globo Esporte.

Compartilhe  

últimas notícias