Diário de São Paulo
Siga-nos

SEIS EM CADA 10 BRASILEIROS DESEJAM ESTUDAR FORA DO PAÍS

Uma pesquisa feita pela BMI (Business Marketing International), empresa organizadora do Salão do Estudante — maior evento de Educação Internacional da América

SEIS EM CADA 10 BRASILEIROS DESEJAM ESTUDAR FORA DO PAÍS
SEIS EM CADA 10 BRASILEIROS DESEJAM ESTUDAR FORA DO PAÍS

Redação Publicado em 22/02/2022, às 00h00 - Atualizado às 18h10


De olho nestes estudantes, Salão do Estudante acontece em 6 capitais

Uma pesquisa feita pela BMI (Business Marketing International), empresa organizadora do Salão do Estudante — maior evento de Educação Internacional da América Latina, que acontece dias 12 e 13 de março, aqui em São Paulo — revelou que 6 em cada 10 brasileiros desejam estudar fora do país. Quem pretende arrumar as malas e colocar o pé na estrada terá a oportunidade de visitar o evento, que acontecerá no Centro de Eventos São Luis e tem entrada gratuita, registrando-se através do site. O Salão do Estudante ainda visita em março cidades como Rio de Janeiro, Brasília, Salvador, Belo Horizonte e Curitiba.

Mais de 100 instituições de ensino de 13 países (Alemanha, Austrália, Canadá, Espanha,  Estados Unidos, França, Holanda, Hungria, Itália, Japão, Portugal, Reino Unido e Rússia) já confirmaram presença. Os visitantes encontrarão desde cursos de idiomas com duração de 4semanas até opções  de  graduação, pós-graduação, mestrado, doutorado e cursos técnicos em diferentes áreas. Um dos diferenciais do evento é que o estudante tem a chance de conversar pessoalmente com os representantes das instituições e tirar ali mesmo todas as dúvidas sobre o curso, peculiaridades da cultura do país escolhido como destino, além de questões burocráticas como acesso ao visto, documentação exigida para ingresso em cada universidade e, é claro, a chance de “pechinchar” o preço do curso.

Após 2 anos de pandemia o Salão retorna presencialmente e espera receber cerca de 12 mil visitantes nos dois dias de evento em São Paulo. Animado com a retomada do mercado, o organizador do Salão, Samir Zaveri, aponta para uma demanda reprimida: “Por conta da pandemia, muitos estudantes adiaram suas viagens e, agora, com a abertura de diferentes países e a volta das aulas presenciais, estima-se um crescimento de mais de 100%, em relação aos anos de 2020 e 2021, de brasileiros ocupando as carteiras das instituições internacionais. Éesperado números parecidos com os de 2019, ano recorde de brasileiros estudando no exterior.”, revela o executivo.

De olho nos “brazucas”, instituições vêm em peso para o Salão. O pavilhão dos EUA é prova disso. Quem quer estudar na terra do Tio Sam vai encontrar mais de 20 universidades e faculdades americanas no evento. Portugal é outro exemplo. Cerca de 50 instituições de ensino superior portuguesas ocuparão os corredores do Salão. “Os melhores e mais renomados politécnicos, universidades públicas e privadas de Portugal estarão em nosso evento. Devido aos laços estabelecidos entre os dois países, o estudante brasileiro encontra mais facilidade na hora de ingressar em determinadas instituições”, explica Samir. “Além da maioria das instituições aceitarem as notas do ENEM como processo seletivo para o ingresso no sistema de ensino superior no país, os valores dos cursos normalmente são mais baratos quando comparados aos do Brasil”.

O evento conta ainda com algumas das melhores universidades de países como Reino Unido, França, Canadá e Austrália, como a UniversityofBristolUniversityof ManchesterUniversityofLille e UniversityofSouthernQueensland.

Para quem está com medo do câmbio, a organização traz boas notícias e avisa que muitas instituições e agências de intercâmbio, que também participarão do evento, oferecerão parcelamento de até 10 vezes, além de diferentes opções de financiamento.

Outro detalhe importante nesta edição é a presença de organizações governamentais, como o Education USA, Study in Japan, o Campus France e o GovernmentofVictoria (da Austrália). Palestras e seminários sobre diferentes cursos e países, orientações para quem deseja  trabalhar e estudar e muitas outras dicas acontecerão durante todo o evento e gratuitamente. 

SERVIÇO:

Salão do Estudante 2022

São Paulo – 12 e 13 de março

Local: Centro de Eventos São Luis

Endereço: Rua Luís Coelho, 323 – Consolação

Horário: 14h às 18h30

Rio de Janeiro – Copacabana – 15 de março

Local: Hotel Fairmont Rio de Janeiro

Endereço:  Av. Atlântica, 4240 – Copacabana

Horário: 15h às 19h

Rio de Janeiro – Barra – 16 de março

Local: Windsor Barra

Endereço:  Av. Lúcio Costa, 2630 – Barra da Tijuca

Horário: 15h às 19h

Brasília – 18 de março

Local: Centro de Convenções Brasil 21

Endereço:  SHS Q06, L01, Cj. A, Setor Hoteleiro Sul

Horário: 15h às 19h

Salvador – 20 de março

Local:FiestaConvention Center

Endereço:  Av. Antônio Carlos Magalhães, 741 – Itaigara

Horário: 14h às 18h

Belo Horizonte – 21 de março

Local:Mercure Lourdes

Endereço:Av. do Contorno, 7315 – Lourdes

Horário: 15h às 19h

Curitiba– 23 de março

Local:Radisson Hotel Curitiba

Endereço: Av. Sete de Setembro, 5190 – Batel

Horário: 15h às 19h

Mais informações:www.salaodoestudante.com.br

SALÃO DO ESTUDANTE

O Salão do Estudante é a maior feira de intercâmbio da América Latina. Entre mais de 100 expositores, o evento reúne variedades de cursos no exterior, para quem procura a melhor faculdade internacional ou simplesmente quer fazer um curso de inglês no exterior. Há oportunidades fora do país para todos os gostos e idades.

Site: www.salaodoestudante.com.br

Por Thais Pacini

Compartilhe  

últimas notícias