Diário de São Paulo
Siga-nos

Secretário de Saúde de SP convoca médicos voluntários e anuncia cenário caótico: ‘Vai ter paciente no corredor’

O secretário da Saúde de São Paulo, Jean Gorinchteyn, anunciou nesta sexta-feira (5) uma “operação de guerra” para acolher pacientes com Covid-19 que inclui a

Secretário de Saúde de SP convoca médicos voluntários e anuncia cenário caótico: ‘Vai ter paciente no corredor’
Secretário de Saúde de SP convoca médicos voluntários e anuncia cenário caótico: ‘Vai ter paciente no corredor’

Redação Publicado em 06/03/2021, às 00h00 - Atualizado às 11h22


‘Nós precisamos de ajuda, porque estamos em guerra’, disse Jean Gorinchteyn nesta sexta-feira (5), em coletiva na qual o governador João Doria anunciou criação de outro hospital de campanha. Estado bateu recorde de ocupação de UTIs, de mortes por coronavírus em 24h e de pacientes internados com Covid-19 nesta semana.

O secretário da Saúde de São Paulo, Jean Gorinchteyn, anunciou nesta sexta-feira (5) uma “operação de guerra” para acolher pacientes com Covid-19 que inclui a convocação de profissionais de saúde voluntários. O governador João Doria (PSDB) anunciou ainda a criação de um novo hospital de campanha, que deve ser detalhada na próxima segunda-feira (8).

Em entrevista a jornalistas no Palácio dos Bandeirantes, o secretário pediu ajuda a conselhos regionais de profissionais de saúde para que voluntários possam auxiliar no atendimento da linha de frente e admitiu que pacientes sejam atendidos nos corredores de hospitais, desde que não fiquem desassistidos.

“Nós vamos continuar abrindo leitos dentro dos hospitais. Abriremos em qualquer lugar desses hospitais: seja nos anfiteatros, seja nos ambulatórios, seja nos corredores. Ah, paciente no corredor? Vai ter paciente no corredor, o que nós não queremos é paciente desassistido”, disse Gorinchteyn.

“Nós precisamos agora do apoio dos conselhos regionais de classe: do Conselho Regional de Medicina, do Conselho Regional de Fisioterapia, do Conselho Regional de Enfermagem, para que nos ajudem com voluntários. Nós precisamos de ajuda. Porque estamos em guerra”, afirmou.

G1 questionou a Secretaria da Saúde sobre como deve ocorrer a convocação de profissionais voluntários, mas, até a última atualização desta reportagem, não obteve resposta.

Durante a coletiva de imprensa, o secretário apresentou ainda os indicadores de saúde do estado, que teve recorde de mortes por Covid-19 em 24 horas nesta semana, além do maior índice de ocupação de UTIs desde o início da pandemia e também o maior total de pacientes internados com confirmação ou suspeita da doença.

Novo hospital de campanha

O governador de São Paulo, João Doria, anunciou durante a coletiva de imprensa a abertura de um novo hospital de campanha para atender pacientes com Covid-19. No entanto, Doria não detalhou como será a nova estrutura.

“Na próxima segunda-feira, nós vamos anunciar um novo hospital de campanha. Hoje pela manhã eu pedi que fosse liberado recurso para implantação, o mais rápido possível, de um hospital de campanha aqui na capital. Não dependerá da prefeitura, mas sei que ela está preocupada”, disse Doria.

Durante a coletiva de imprensa, o governador também comentou a declaração do secretário da Saúde sobre pacientes nos corredores.

“Entendo a preocupação de um infectologista como o Dr. Jean, mas nós não queremos atender pacientes em corredores, queremos atender pacientes em quartos, de forma digna, e é o que vamos fazer aqui no estado de São Paulo”, disse Doria.

Ocupação de UTIs

O estado de São Paulo registrou nesta sexta-feira (5) o maior índice de ocupação de leitos de UTI para Covid-19 desde o início da pandemia, com taxa de 78,5%. O valor supera o recorde anterior, de 77,4%, que foi registrado na quinta (4) e também em 28 de maio de 2020, durante a primeira onda da doença.

A taxa de ocupação de UTIs na Grande São Paulo foi de 80,1% nesta sexta-feira. Apesar da tendência de alta, o valor é menor do que o pico registrado em maio, quando a ocupação na região metropolitana ficou acima de 90%.

Em maio de 2020, embora a Grande São Paulo tivesse uma alta ocupação de UTIs, o percentual no restante do estado era menor (de 70% a 75%), o que permitiu que pacientes da região metropolitana fossem transferidos para o interior

Mortes e casos em SP

O estado de São Paulo registrou 370 novas mortes provocadas pela Covid-19 nesta quinta, elevando o total para 61.064 desde o início da pandemia.

As novas confirmações em 24 horas não significam, necessariamente, que as mortes aconteceram de um dia para o outro, mas que foram contabilizadas no sistema neste período. Os números costumam ser menores aos finais de semana e às segundas-feiras por conta do atraso na notificação nessas datas.

Na terça-feira (2), São Paulo teve outro recorde da pandemia: o maior número de mortes por Covid-19 em 24 horas desde o início da série histórica, com 468 novos óbitos.

A média móvel de mortes, que leva em consideração os registros dos últimos 7 dias e minimiza as diferenças das notificações, é de 276 óbitos por dia nesta sexta. O número é 25% maior que o registrado há 14 dias, o que indica tendência de alta.

Segundo a metodologia do consórcio veículos de imprensa, a média móvel de mortes por Covid-19 registrada em São Paulo nesta sexta é a quarta maior de toda a pandemia.

De acordo com dados da Secretaria Estadual da Saúde, também foram registrados 13.072 casos da doença nas últimas 24 horas, totalizando 2.093.924 casos confirmados do novo coronavírus desde o início da pandemia. A média móvel de casos diários está em 9.686 nesta sexta (5).

Por G1

Compartilhe  

últimas notícias