Diário de São Paulo
Siga-nos

Secretário de Educação Superior do MEC pede demissão; confira o motivo

O Secretário de Educação Superior, Arnaldo Lima Júnior, pediu demissão após nove meses no cargo do Ministério da Educação (MEC). Ele era um dos principais

Secretário de Educação Superior do MEC pede demissão; confira o motivo
Secretário de Educação Superior do MEC pede demissão; confira o motivo

Redação Publicado em 31/01/2020, às 00h00 - Atualizado às 11h27


Arnaldo Lima argumenta motivos pessoais para se desligar do governo. Ele é um dos principais auxiliares do ministro Abraham Weintraub

O Secretário de Educação Superior, Arnaldo Lima Júnior, pediu demissão após nove meses no cargo do Ministério da Educação (MEC). Ele era um dos principais auxiliares do ministro da Educação, Abraham Weintraub.

Funcionário de carreira do Ministério do Planejamento,  o ex-secretário alegou, em nota, que se desliga do MEC por motivos pessoais para “abraçar um novo propósito profissional”.

“O Future-se é o que há de mais inovador na educação brasileira. O envio do Projeto de Lei para o Congresso Nacional encerrará minha missão no glorioso Ministério da Educação.”, afirmou, em nota.

Arnaldo é um dos principais formuladores e defensores do Future-se, projeto que vem encontrando resistência nas universidades, e participou da formulação de políticas como o ID Estudantil , o Diploma Digital , o Novo Revalida e mudanças no Fies .

Ele deixa a função em meio a mais grave crise da pasta, com problemas no Exame Nacional de Ensino Médio ( Enem ) e do Sistema de Seleção Unificada ( Sisu ), e pressão para que Weintraub deixe o comando da pasta.

O MEC vem sofrendo com uma debandada desde o fim do ano passado. O presidente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Anderson Ribeiro Correia, deixou o cargo para assumir o Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA).

Dois coordenadores da área de Alfabetização do MEC, Renan Sargiani e Josiane Toledo Silva, também se afastaram. Até a principal assessora de imprensa de Weintraub, a jornalista Priscila Costa e Silva, deixou a pasta.

Veja a nota completa

Por motivos pessoais, desligo-me da Secretaria de Educação Superior (SESU) para abraçar um novo propósito profissional. Quando assumi a Secretaria, estava ciente da responsabilidade que resultaria desse ato, mas nunca deixei de ousar e nunca fiz nada sozinho. A SESU ajudou a criar a ID Estudantil, o Diploma Digital, o Novo Revalida e aperfeiçoar o FIES. Conseguimos alocar R$ 230 milhões para investimentos em placas fotovoltaicas e para conclusão de obras que estavam paradas ou em andamento nas universidades federais. Conseguimos 100% dos recursos previstos na Lei Orçamentária Anual (LOA), implementamos cinco novas universidades federais e desenvolvemos o Future-se. Esse programa é o que há de mais inovador na educação brasileira. O envio do Projeto de Lei para o Congresso Nacional encerrará minha missão no glorioso Ministério da Educação.
Nesses nove meses, muitos foram os desafios, mas pude contar com o apoio do Ministro Abraham Weintraub, do secretário  executivo, Antonio Paulo Vogel de Medeiros, dos demais secretários e colaboradores do MEC e, especialmente, da Família SESU. Deixo as portas abertas, o que me traz grande alegria, e me despeço com a certeza do dever cumprido, sabendo que bons frutos serão colhidos das sementes que ajudei a plantar.

Arnaldo Lima, secretario de Educação Superior do MEC

Compartilhe  

Tags MECJ.I

últimas notícias