Diário de São Paulo
Siga-nos

Secretaria descarta febre amarela como causa da morte de macacos em Votuporanga

A Secretaria de Saúde de Votuporanga (SP) descartou nesta sexta-feira (24) a febre amarela como causa da morte dos três macacos encontrados neste mês na

Secretaria descarta febre amarela como causa da morte de macacos em Votuporanga
Secretaria descarta febre amarela como causa da morte de macacos em Votuporanga

Redação Publicado em 25/03/2017, às 00h00 - Atualizado às 17h25


Três macacos foram encontrados mortos por moradores em três pontos da cidade. Vacinação foi intensificada após as mortes dos primatas.

A Secretaria de Saúde de Votuporanga (SP) descartou nesta sexta-feira (24) a febre amarela como causa da morte dos três macacos encontrados neste mês na cidade. A secretaria recebeu os resultados negativos das amostras coletadas e encaminhadas para análise no IAL (Instituto Adolfo Lutz) em São José do Rio Preto (SP).

Equipes da Vigilância em Saúde foram acionadas ao encontrarem os macacos sem vida, e reuniram-se para coletar os materiais e investigar as causas da morte do animal. Os primatas foram encontrados na região central, leste e sul de Votuporanga.

Em todos os casos, mediante as suspeitas, as ações de bloqueio contra o mosquito foram aplicadas no entorno dos bairros onde os macacos foram encontrados. A vacinação da população também foi intensificada.

A prefeitura afirma que é importante a população se vacinar contra a febre amarela. O morador deve levar a carteira de vacinação em sua unidade para que o profissional de saúde tenha condições de avaliar a situação vacinal. A vacina é gratuita e está disponível nos Consultórios Municipais, de segunda à sexta-feira, das 7h às 17h.

Se o morador encontrar algum macaco aparentemente adoentado, morto, ou já em estado de decomposição, não manter contato com o animal, e ligar imediatamente para a Vigilância Ambiental pelo 0800 770 9786.

Compartilhe  

últimas notícias