Diário de São Paulo
Siga-nos

Secretaria da Saúde confirma décima morte por gripe em Rio Preto

A Secretaria de Saúde de Rio Preto (SP) confirmou, nesta quinta-feira (21), a décima morte por gripe neste ano. Quatro casos da doença também foram

Secretaria da Saúde confirma décima morte por gripe em Rio Preto
Secretaria da Saúde confirma décima morte por gripe em Rio Preto

Redação Publicado em 22/06/2018, às 00h00 - Atualizado às 10h02


Segundo a prefeitura, vítima é mulher com mais de 50 anos diagnosticada com H1N1. Cidade contabiliza 72 casos confirmados da doença.

A Secretaria de Saúde de Rio Preto (SP) confirmou, nesta quinta-feira (21), a décima morte por gripe neste ano. Quatro casos da doença também foram registrados na cidade nesta semana.

De acordo com as informações da secretaria, a vítima é uma mulher com mais de 50 anos que foi diagnosticada com Influenza A H1N1 e apresentava comorbidades. Das dez mortes provocadas por gripe, sete foram por Influenza A H1N1, duas por H3N2 e uma não subtipada. Ainda segundo a secretaria, em 90% dos casos o paciente apresentava situação de risco para complicações.

Neste ano, Rio Preto contabiliza 283 notificações, sendo que 72 casos foram confirmados para o vírus Influenza, 195 já foram descartados e 16 ainda estão sendo investigados. Dos casos confirmados, 56 são casos de Influenza A H1N1, 13 são de Influenza A H3N2 e dois casos são de Influenza B. Existe ainda um caso confirmado para Influenza A não subtipado.

As unidades de saúde do noroeste paulista devem imunizar o público-alvo até esta sexta-feira (22).

Sintomas e tratamento

A gripe – tanto a H1N1 quanto a H3N2 ou a Influenza B – tem como sintomas febre alta e súbita, tosse, dor de garganta, dor no corpo, dor nas articulações e dor de cabeça. No caso do H1N1, um sintoma que chama a atenção é a falta de ar e o cansaço excessivo.

É importante distinguir a gripe do resfriado comum, que é muito mais leve, com sintomas menos graves como coriza, mal estar, dor de cabeça e febre baixa.

O tratamento deve envolver boa hidratação, repouso e uso do antiviral específico, prescrito pelo médico. É importante que o paciente consiga tomar a medicação nas primeiras 48 horas do início dos sintomas, para que a eficácia seja maior. O tratamento também pode envolver o uso de analgésicos para aliviar os sintomas.

Compartilhe  

últimas notícias