Diário de São Paulo
Siga-nos

Secretaria da Fazenda faz operação contra empresa de cigarros por suspeita de fraude

Secretaria Estadual da Fazenda faz nesta segunda-feira (18) uma operação contra uma “grande empresa” do setor tabaco, cujo nome não foi revelado. O Fisco

Diário de São Paulo
Diário de São Paulo

Redação Publicado em 18/06/2018, às 00h00 - Atualizado às 12h30


Mais de 30 agentes cumpriram mandados em 5 cidades paulistas. Fisco estima que suposto esquema pode ter resultado em R$ 60 milhões a menos arrecadados em impostos estaduais desde 2016.

Secretaria Estadual da Fazenda faz nesta segunda-feira (18) uma operação contra uma “grande empresa” do setor tabaco, cujo nome não foi revelado. O Fisco suspeita que um esquema de fraude no sistema de distribuição da companhia tenha causado um prejuízo de R$ 60 milhões aos cofres paulistas desde 2016.

Mais de 30 agentes participaram da mobilização, que ocorre simultaneamente em São José dos Campos, Campinas, Ribeirão Preto, Bauru e Presidente Prudente. Foram apreendidas nesta segunda-feira mercadorias, documentos e arquivos. A secretaria afirma que, caso comprovada a fraude, “a empresa poderá ser autuada pelas infrações”.

“O Fisco paulista iniciou o monitoramento das operações da empresa em 2016, quando o contribuinte alterou a forma de venda para mais de 19 mil clientes localizados no estado de São Paulo”, afirma a secretaria, em nota.

“Com aparência de legalidade, as mercadorias que anteriormente eram comercializadas por intermédio dos centros de distribuição localizados neste estado, passaram a ser comercializadas diretamente de sua unidade atacadista localizada em Minas Gerais para pequenos e médios varejistas paulistas, deixando de recolher o imposto correspondente a São Paulo.”

“Uma vez que as mercadorias são oriundas de Uberlândia (MG), as dificuldades logísticas levantaram suspeita de que possivelmente a venda não se realize conforme declarado nos documentos fiscais emitidos.”, afirma a secretaria.

Compartilhe  

Tags

últimas notícias