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Sebrae seleciona startups para capacitação em Rio Preto

São José do Rio Preto será a primeira cidade do estado de São Paulo a receber o Startup-SP, um programa de desenvolvimento de startups que oferecerá

Sebrae seleciona startups para capacitação em Rio Preto
Sebrae seleciona startups para capacitação em Rio Preto

Redação Publicado em 20/12/2016, às 00h00 - Atualizado às 11h00


Cidade será a primeira do Estado de São Paulo a receber o evento.
Programa oferecerá capacitação gratuita e mentorias para startups digitais.

São José do Rio Preto será a primeira cidade do estado de São Paulo a receber o Startup-SP, um programa de desenvolvimento de startups que oferecerá capacitação gratuita e mentorias para startups digitais. As inscrições para participar da seleção e estão abertas até o dia 8 de janeiro e podem ser feitas por meio deste site.

De acordo com a assessoria de imprensa do Sebrae, o objetivo do programa é ajudar o empreendedor a superar um dos principais desafios no processo de desenvolvimento da startup: validar sua proposta de valor e seu modelo de negócio, para construir algo que tenha aceitação no mercado. A assessoria informa que uma situação comum no cenário de startups é que os empreendedores ficam muito focados no desenvolvimento do produto e dão pouca atenção para o que os potenciais clientes ou o mercado têm a dizer.

Segundo o Sebrae, as startups inscritas passarão por uma seleção inicial e as melhores participarão de uma rodada de Pitches, no dia 18 de janeiro. Elas terão cinco minutos de apresentação e mais cinco minutos para responder as perguntas da banca avaliadora. Os critérios de seleção incluem uma avaliação do empreendedor e da equipe, do potencial de mercado e da solução proposta.

Serão selecionadas até dez startups para participar do programa, que terá workshops, oficinas, mentorias individuais e coletivas, monitoramento e acompanhamento do desenvolvimento do negócios, além de conexão com investidores e aceleradoras. O programa terá quatro meses de duração e tem previsão para começar no dia 30 de janeiro. Entre os conteúdos trabalhados estão: comportamento empreendedor, modelagem de negócios, validação, testes de mercado, vendas, marketing digital e captação de investimento.

“É muito comum ouvirmos dos empreendedores que o desafio é nas vendas, no marketing. Mas na maioria das vezes, ao investigar mais a fundo, fica claro que na verdade o problema é o fit do produto com o mercado. Os empreendedores passam muito tempo desenvolvendo algo que as pessoas não querem, que não tem aceitação de mercado”, afirma o consultor do Sebrae-SP, Guilherme Ralisch.

Ele diz que a dificuldade existe porque as startups são inovadoras por natureza, seja no modelo de negócios ou na aplicação de tecnologias a novos mercados. Diferentemente de uma padaria, que já tem um modelo de negócio estabelecido e informações bastante confiáveis sobre mercado, precificação e estratégias de comunicação. “No caso das startups, o desafio é entender bem o que o cliente precisa e então desenvolver uma solução que resolva esse problema de maneira escalável”, afirma Ralisch.

As startups do interior ainda têm uma dificuldade a mais: os principais programas de mentoria estão concentrados nos grandes centros. “O programa demonstra o comprometimento do Sebrae-SP e de todos os parceiros em apoiar os empreendedores de startups com mentoria e conteúdo. O ecossistema da nossa região tem sido cada vez mais fortalecido devido à união de instituições locais e empreendedores de startups”, afirma o consultor do Sebrae-SP em Rio Preto, Luciano Solimar Impastaro.

O programa conta com a parceria do Movimento Startups Rio Preto, Núcleo de Jovens Empreendedores da Acirp e Núcleo de Jovens Empreendedores da Ciesp Noroeste Paulista

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