Diário de São Paulo
Siga-nos

Se vencer clássico no sábado, Cuca dará passo importante para “pagar dívida” com o Santos

"Eu voltei porque tinha uma dívida com o torcedor do Santos e comigo mesmo". A frase foi dita pelo técnico Cuca, logo em sua apresentação como treinador do

Se vencer clássico no sábado, Cuca dará passo importante para “pagar dívida” com o Santos
Se vencer clássico no sábado, Cuca dará passo importante para “pagar dívida” com o Santos

Redação Publicado em 11/10/2018, às 00h00 - Atualizado às 10h19


Técnico poderá ter mais vitórias do que derrotas no retrospecto geral pela primeira vez no comando do Peixe com triunfo contra o Corinthians, no Pacaembu

“Eu voltei porque tinha uma dívida com o torcedor do Santos e comigo mesmo”. A frase foi dita pelo técnico Cuca, logo em sua apresentação como treinador do clube, em 31 de julho.

Agora, pouco mais de dois meses depois do início de sua segunda passagem pelo Santos, Cuca está próximo de dar um passo importante para pagar essa dívida: ter mais vitórias do que derrotas na sua soma geral pelo clube. Mas, vamos começar do começo…

Ex-jogador do Santos no início dos anos 90, Cuca treinou o time em 2008, em substituição a Emerson Leão. E não foi bem. Depois de ganhar destaque como comandante do Botafogo, ele só treinou o Peixe em 14 partidas e não conseguiu um bom retrospecto. No período, o time esteve o tempo todo na zona de rebaixamento do Campeonato Brasileiro – acabou se safando da degola na penúltima rodada.

Nesta temporada, após a demissão de Jair Ventura, Cuca foi o escolhido para resgatar a confiança da equipe. De lá para cá, o Santos espantou o fantasma do rebaixamento e se consolidou como um forte concorrente a conseguir uma vaga na Libertadores de ano que vem.

O “passo importante”, então, é ter mais vitórias do que derrotas no retrospecto geral, somando as passagens de 2008 e 2018. Isso pode ocorrer se o Santos ganhar do Corinthians no clássico deste sábado, às 19h, no Pacaembu, pela 29ª rodada do Campeonato Brasileiro.

Veja todos os números de Cuca à frente do Santos abaixo:

Cuca em 2008:

  • 14 jogos
  • 3 vitórias
  • 4 empates
  • 7 derrotas
  • 30,9% de aproveitamento

Cuca em 2018:

  • 17 jogos
  • 7 vitórias
  • 7 empates
  • 3 derrotas
  • 54,9% de aproveitamento

Cuca nas duas passagens pelo Santos:

  • 31 jogos
  • 10 vitórias
  • 11 empates
  • 10 derrotas
  • 44% de aproveitamento
Cuca resgatou a confiança dos atletas do Santos — Foto: Guilherme Dionízio/Estadão Conteúdo

Cuca resgatou a confiança dos atletas do Santos — Foto: Guilherme Dionízio/Estadão Conteúdo

Moral com o elenco

Além de resgatar a confiança dos jogadores, Cuca conseguiu criar uma boa relação com o elenco santista, que comprou a ideia do treinador e tem somado boas atuações sob seu comando. O Santos é o vice-líder e tem a melhor defesa do returno.

– Sem dúvida (auto-estima mais elevada). É algo que, sem dúvida, o Cuca conseguiu trazer. Uma confiança nova e acreditar que era possível mesmo estando muito distante (da Libertadores). A chegada dele foi um diferencial. Conseguiu arrumar e temos mais liberdade.A gente fica muito feliz que ele tenha aceitado e abraçado o elenco. Tem dado oportunidades para diversos jogadores. Todos ficam motivados, porque a qualquer momento podem jogar como titulares – afirmou Victor Ferraz.

– Cuca veio para mudar, mudou sistema defensivo, nosso estilo de jogo. Com Jair tínhamos um estilo, e com Cuca mudou totalmente. Tem muita parte em tudo que está acontecendo e nós jogadores que colocamos isso na cabeça – concordou Gustavo Henrique.

Para o clássico, o Santos não terá Alison, suspenso, e Rodrygo, que está com a seleção brasileira sub-20. Dessa forma, a provável escalação do Santos contra o Corinthians é a seguinte: Vanderlei; Victor Ferraz, Luiz Felipe (Lucas Veríssimo), Gustavo Henrique e Dodô; Diego Pituca, Carlos Sánchez e Renato (Yuri); Derlis González, Gabigol e Bruno Henrique.

Cuca tem mais três dias de preparação para o clássico. O elenco santista sobe a serra na sexta-feira, quando treina no Pacaembu, palco do duelo.

Compartilhe  

últimas notícias