Diário de São Paulo
Siga-nos

Saúde municipal assume entrega de insumos para pacientes estomizados

A partir de julho, a Secretaria Municipal da Saúde, por meio da rede básica, será responsável pelo cadastro, orientação e entrega de material para os

Saúde municipal assume entrega de insumos para pacientes estomizados
Saúde municipal assume entrega de insumos para pacientes estomizados

Redação Publicado em 26/06/2018, às 00h00 - Atualizado às 10h28


A partir de julho, a Secretaria Municipal da Saúde, por meio da rede básica, será responsável pelo cadastro, orientação e entrega de material para os pacientes estomizados em Marília.

Os profissionais das UBSs (Unidades Básicas de Saúde) e USFs (Unidades Saúde da Família) estão sendo capacitados para este acolhimento. Atualmente cerca de 180 pessoas estão cadastradas no programa que fornece os insumos pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Parceira firmada entre o município e a Secretaria de Estado da Saúde, representada pela DRS-IX (Direção Regional de Saúde), visa melhorar à assistência a esta população.

A enfermeira Aline de Freitas Miranda Lima, responsável pela área de Atenção à Saúde do Adulto, explica que a estomia é caracterizada por uma abertura artificial entre os órgãos internos com o meio externo. Em geral, ocorre em função de procedimento cirúrgico que exterioriza função do sistema digestivo, respiratório ou urinário.

Em uma série de capacitações, a Secretaria Municipal da Saúde reuniu profissionais da assistência para instruções com a enfermeira Bárbara Antico Franciscon, especialista em estomaterapia e responsável pelo Ambulatório de Feridas Crônicas do município, que funciona na Policlínica, na zona oeste.

“O paciente estomizado precisa, além do material, de orientações. Acreditamos que com essa parceria, em função da proximidade entre a população e as unidades de saúde, haverá um ganho muito significativo na qualidade desse atendimento”, disse Aline.

O cadastro dos pacientes está sendo realizado pelas unidades de saúde. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (14) 3402-6500, junto ao setor de Saúde do Adulto, ou nas UBS/USF.

Compartilhe  

Tags

últimas notícias