Saúde
Saúde lança nova versão da caderneta de saúde para crianças

Novo modelo será enviado aos estados e municipios até março
O Ministério da Saúde enviará até março a estados e municípios uma nova versão da caderneta de saúde. O documento é um instrumento de orientação para pais e responsáveis no processo de acompanhamento do desenvolvimento de suas crianças.
A nova versão traz um recurso para identificar crianças com possível Transtorno do Espectro Autista (TEA). O instrumento, chamado checklist M-CHART-R/F, é utilizado para acompanhar pessoas entre os 18 e os 30 meses de vida.
A avaliação pelo instrumento M-CHART-R/F deve ser conduzida em consultas de unidades de atendimento do Sistema Único de Saúde (SUS). A orientação é que ela seja feita na consulta de puericultura, aos 18 meses de vida. A análise é aplicada por profissionais de saúde que realizam a consulta, com respostas apresentadas pelos pais.
Outro item incluído na nova versão da caderneta foi um conjunto de orientações acerca de como detectar sinais de albinismo. Essa condição é um distúrbio genético marcado pela falta total ou parcial de melanina, o que impacta a cor dos indivíduos. A identificação do albinismo é importante pois a condição implica cuidados específicos.
Segundo o Ministério da Saúde, foram incluídas também sugestões de práticas entre pais e filhos, como o estímulo à leitura.
Toda pessoa tem direito a receber uma caderneta de saúde. Os familiares que quiserem adquirir uma para sua criança deve buscar as unidades básicas de saúde da sua cidade ou consultar as secretarias de saúde sobre como obter o documento.
Mas o Ministério esclarece que não há necessidade de substituir a antiga caderneta pela nova versão. A versão anterior pode atender as crianças até os nove anos de idade.
.
.
.
Agencia Brasil
-
Sem categoria15 horas atrás
Policiais e secretários de Cotia são alvos de operação suspeitos de corrupção e crime ambiental em área de preservação na Grande SP
-
Sem categoria15 horas atrás
Após 10 anos, Justiça condena motorista de Camaro acusado de dirigir embriagado a 123 km/h, causar acidentes e morte em SP
-
Sem categoria7 horas atrás
Em vídeo, Isa Penna tira satisfações com delegado que liberou agressor de procuradora: ‘Você está servindo a quem aqui?’
-
Sem categoria12 horas atrás
Anvisa decide retirar lotes de Losartana do mercado devido à impureza detectada; saiba o que fazer
-
Sem categoria6 horas atrás
‘The Boys’ lança o tão esperado e polêmico episódio de Herogasm; saiba mais
-
Sem categoria4 horas atrás
Nadadora que desmaiou é proibida de competir pelo Mundial de Budapeste
-
Sem categoria15 horas atrás
Não engula o choro!
-
Sem categoria9 horas atrás
Decisão histórica: Suprema Corte dos EUA decide retirar o direito ao aborto legal